AgroNotícias por Mauricio Picazo Galhardo

PEIXES. Equipes do Ministério da Agricultura, realizaram terça-feira (20) a “Operação Semana Santa” em 12 estados e no Distrito Federal, coletando amostras de pescado nacionais e importados, na rede varejista. Esta ação tem por objetivo o controle oficial de eventuais fraudes por substituição de espécies de pescado, quando é embalado um peixe diferente daquele informado no rótulo do produto comercializado.

LIVRE. O Comitê Científico da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) recomendou que o Brasil seja reconhecido como livre da febre aftosa com vacinação aos 180 países integrantes da OIE. Com isso, 25 estados e o Distrito Federal tendem a ser declarados livres da aftosa com vacinação pelo organismo internacional. Santa Catarina é reconhecida pela OIE como livre da doença sem vacinação desde 2007. A decisão deverá ser anunciada na assembleia geral da entidade a realizar-se em Paris de 20 a 25 de maio, e o certificado de país livre de aftosa será entregue no dia 24.

ACORDOS UE. O ministro Blairo Maggi esteve reunido, no Ministério da Agricultura, com 25 embaixadores da União Europeia para discutir a relação direta entre o Brasil e países do bloco. Durante o encontro, o embaixador da UE no Brasil, João Cravinho, disse acreditar que o acordo Mercosul-UE está próximo e mostrou-se otimista quanto a um aumento significativo no comércio bilateral em um período de dois a quatro anos.

GRANJAS. Granjas de aves de corte e de postura ainda não registradas no serviço veterinário estadual (SVE) devem solicitar o registro até o dia 3 de março. A solicitação é necessária para realização de vistoria e emissão do Laudo de Inspeção Física e Sanitária. O diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Guilherme Marques, alerta que o prazo não será prorrogado.

FRUTOS DO MAR. Um relatório do Departamento da Agricultura dos Estados Unidos (USDA) revela que em 2017 a China continuou sendo o líder na produção total de frutos, estimada em 69,96 milhões de toneladas, o que é 1,4% a mais que o ano anterior. O crescimento na aquacultura permanece como um fator chave conduzindo a produção Essa tendência deve continuar por mais tempo contribuindo para a produção total de frutos do mar em 2018. A China é o líder mundial na produção em aquacultura produzido mais de 60% do mercado mundial.

COOPERATIVISMO. O evento é realizado pela Cooperativa dos Plantadores de Cana do Oeste de São Paulo (Coplacana), pela Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba (Afocapi) e Sicoob Cocre (cooperativa de crédito com 11 mil cooperados), e reúne as principais novidades em máquinas, equipamentos e implementos para ampliar a qualidade e a produtividade no campo, além de ser um espaço para a promoção de negócios entre os cooperados.

ARROZ. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizou quinta-feira (22) o primeiro leilão de Pep (Prêmio para o Escoamento) e Pepro (Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural) para arroz, quando foram ofertadas 300 mil toneladas e arrematadas 60% do total. Os leilões de Pep e Pepro estão autorizados pela portaria publicada no Diário Oficial da União em 29 de dezembro de 2017, com previsão de R$ 100 milhões para as operações, equivalentes a 1 milhão/1,3 milhão de toneladas de arroz.

Veja o quadrinho semanal Agro-Cartoons, publicada no site: www.agro-cartoons.blogspot.com.br.

(Texto(s): Mapa, Agrolink, Secretaria Agricultura S.Paulo)
Email: mauricio.picazo.galhardo@hotmail.com.