AgroNotícias por Mauricio Picazo Galhardo | O Democrata

FRONTEIRA

Para combater o trânsito e o comércio irregular de animais, vegetais, produtos e insumos agropecuários nas áreas de fronteiras internacionais, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) criou o Programa de Vigilância em Defesa Agropecuária para Fronteiras Internacionais (Vigifronteira). O balanço do primeiro ano de execução do programa mostra a apreensão de 1.262,9 toneladas de produtos irregulares e clandestinos retirados do mercado.
TRIGO

O Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) para a cultura do trigo foi atualizado para a próxima safra. As portarias com as novas indicações foram publicadas no Diário Oficial da União dia (20). Entre as mudanças estão o melhor detalhamento no cultivo de trigo na região tropical, a avaliação de risco de frustrações pelo excesso de chuva no final do período, além da inserção de atualização de ciclos de cultivares na base de dados.
EXPORTAÇÕES

As exportações do agro somaram US$ 8,4 bilhões em novembro deste ano, crescimento de 6,8% em relação ao mesmo mês de 2020, segundo análise da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) com base nos dados do Ministério da Economia. No acumulado de janeiro a novembro de 2021, as vendas externas totalizaram valor recorde de US$ 110,7 bilhões, alta de 18,4% na comparação com igual período do ano passado. 
CARTILHAS

Para quem tem interesse em aperfeiçoar o conhecimento em piscicultura e agroindústrias de leite, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) dará essa oportunidade com o lançamento de duas cartilhas virtuais que têm conteúdo específico sobre as duas culturas. O conteúdo é gratuito, de fácil acesso e está disponível para download no site da Estante Virtual do Senar (https://www.cnabrasil.org.br/senar/colecao-senar) ou pelo aplicativo com o mesmo nome nas lojas da Apple ou Play Store.
FACULDADE CNA

A Faculdade CNA está com inscrições abertas para o vestibular de quatro cursos de graduação a distância, voltados para o setor rural. Os cursos superiores são: Gestão do Agronegócio, Gestão Ambiental, Gestão de Recursos Humanos e Processos Gerenciais. O edital está disponível em www.faculdadecna.edu.br. Existem três formas de ingressar na Faculdade CNA: quem já possui um curso superior participará da seleção por meio de análise documental. 
SP SEM PAPEL

O Programa SP Sem Papel, lançado em julho de 2019, possibilitou a digitalização de documentos das Secretarias da Administração Direta e de toda a Administração Indireta do Estado de São Paulo. A medida, que trouxe economia e agilidade para o setor público, tem como contrapartida o ganho ambiental, uma vez que a utilização de papéis é reduzida ou eliminada em diversas rotinas, tornando a gestão pública mais moderna e sustentável. 
CÂMARAS SETORIAIS

A retomada das Câmaras Setoriais pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo já apresentou frutos com as recentes resoluções sobre heveicultura, ovinocultura, mudas de café, equinos e quanto a Lei dos Produtos Artesanais, entre outras ações. Dessa maneira, foi realizado um balanço do ano, com a presença do Secretário Itamar Borges, do Secretário-Executivo, Francisco Matturro, do coordenador técnico, Alberto Amorim, do coordenador institucional da SAA, Ariel Mendes, além dos presidentes das Câmaras. 

PERÍODO CHUVOSO

As geadas e os incêndios dos últimos meses terão grande impacto nos danos causados pelas pragas aos canaviais. Apesar de o fogo e o frio terem diminuído a população de alguns insetos importantes para a cultura da cana, a recuperação deles tende a ser rápida com a volta do período chuvoso. No campo, eles encontrarão uma cana menor e mais suscetível aos ataques de broca, cigarrinha-da-raiz e Sphenophorus levis. 
AGROECOLOGIA

Com foco na harmonização entre produção agropecuária e conservação do meio ambiente, a CATI, órgão responsável pelos serviços de extensão rural na Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), realiza há alguns anos um trabalho articulado com diversas entidades dos segmentos rural e ambiental da região de Mogi das Cruzes, com o objetivo de favorecer a transição agroecológica e construção de circuitos curtos de comercialização. 
AUDIÊNCIA

Cooperação para a pesquisa foi o assunto tratado em audiência, entre o Secretário de Agricultura, Itamar Borges, o reitor da Unesp, Pascoal Barretti, e o deputado federal Samuel Moreira. Na pauta, a formalização de acordo com a Secretaria para que o curso de Engenharia de Pesca da UNESP possa utilizar a estrutura da APTA Regional de Registro para desenvolvimento conjunto de pesquisas em piscicultura, em modelo que pode ser estendido para cooperação científica também nas outras fazendas experimentais da SAA em todo o Estado.

(Com informações de assessorias)
Email: mauricio.picazo.galhardo@gmail.com

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados