AgroNotícias por Mauricio Picazo Galhardo | O Democrata

CENOURA

Segundo informou o Cepea/HfBrasil, que para o ano de 2022, a oferta de cenoura no primeiro semestre tende a ser menor que a do ano passado. Assim, se espera que os preços fiquem acima dos de 2021, quando a rentabilidade foi bastante afetada pelo alto volume de produtos no mercado. Para a segunda metade do ano, a estimativa inicial indica manutenção de área plantada frente a 2021. Com os bons resultados do ano, caso a expectativa de estabilidade de área se confirme, a tendência é de preços acima dos custos em 2022.

MILHO

O Governo Federal publicou Lei, que institui o Programa de Venda em Balcão (ProVB), com o objetivo de promover o acesso do pequeno criador de animais aos estoques públicos de milho. De acordo com a norma, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) poderá comercializar o produto para o criador que tenha a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP-Pronaf) ativa, ou outro documento que venha a substituí-la.


TRIGO/CEPEA

A safra nacional de trigo atingiu produção recorde em 2021, mesmo com adversidades climáticas durante o desenvolvimento da lavoura. E, apesar da maior disponibilidade de trigo no mercado interno, a importação seguiu em alta no segundo semestre do ano passado, e esse contexto deve continuar sendo verificado em 2022. Segundo pesquisadores do Cepea, o Brasil ainda é dependente das importações do cereal para abastecer o mercado interno, negociando principalmente com a Argentina. 


ECONOMIA

O governo federal teve importante resultado nos bem-sucedidos leilões, negociados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), para a compra de produtos que formarão as cestas de alimentos distribuídas a famílias indígenas em situação de insegurança alimentar e nutricional em diversos estados do país. A ação, que também incluiu os materiais e serviços operacionais envolvidos no processo, teve mais de 98% dos lotes comercializados, e a diferença entre o preço teto e o valor de fechamento levou a uma economia de R$ 48,1 milhões aos cofres públicos. 

VACINAÇÃO

O Estado de São Paulo é reconhecido como Área Livre de Febre Aftosa com vacinação pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e pela Organização Mundial de Epizootias (OIE) – o último foco de febre aftosa no Estado ocorreu há 26 anos. Os índices de imunização contra a febre aftosa dos rebanhos paulistas de bovinos e bubalinos têm sido superiores a 98% nos últimos anos.


INFORMAÇÕES

Representando o Secretário de Agricultura e Abastecimento SP, Itamar Borges, o Secretário-Executivo, Francisco Matturro, recebeu na sede da SAA o Secretário-Executivo do Centro de Equidade Racial para o Desenvolvimento Regional e Socioeconômico (vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Regional), Ivan Lima, e o presidente do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo – CPDCN (vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania), Gil Marcos Clarindo dos Santos.


SÃO PAULO

Resultados preliminares do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, mostram que o Valor da Produção Agropecuária (VPA) paulista foi de R$ 122,41 bilhões em 2021, 26,6% superior ao resultado obtido em 2020 e 13% maior em termos reais, quanto deflacionado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. 


VEÍCULOS EQUIPAMENTOS

O Secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Itamar Borges, e o secretário-executivo, Francisco Matturro, estiveram no edifício da Pasta em Campinas realizaram a entrega de, 409 notebooks, também dezenas de novos desktops. A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) também foi contemplada com 45 veículos Renault Sandero Stepway hatch 1.6 completos.


METEOROLOGIA

Com projeto da Fundag, recursos do Fehidro e parceria com prefeituras municipais, estão sendo instaladas 10 Estações Meteorológicas de Monitoramento Climático, no Estado de S.Paulo. A primeira cidade a receber as estações foi Mogi das Cruzes, ao todo, as estações serão instaladas nos municípios da região do Alto Tietê, que abrange a área de produção conhecida como Cinturão Verde.

(Com informações de assessorias)

Edição jornalística de Mauricio Picazo Galhardo
Email: mauricio.picazo.galhardo@gmail.com

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados