AgroNotícias por Mauricio Picazo Galhardo | O Democrata

PRONAF

O Banco do Brasil anunciou a marca de R$ 50 bilhões em crédito rural para pequenos produtores rurais, enquadrados no Pronaf. O valor foi anunciado pelo presidente do banco, Fausto Ribeiro, durante o lançamento da terceira etapa do Circuito de Negócios Agro, iniciativa que vai levar assessoria rural para produtores rurais localizados em mais de 600 municípios. Participaram da cerimônia o presidente Jair Bolsonaro, o vice-presidente Hamilton Mourão, a ministra Tereza Cristina e os ministros Paulo Guedes (Economia) e General Heleno (Gabinete de Segurança Institucional).


IICA

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, participou da cerimônia de posse do diretor-Geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Manuel Otero. Enquanto presidente da Junta Interamericana de Agricultura (JIA), a ministra leu o ato de juramento de posse, que ocorreu de forma virtual. O argentino Manuel Otero foi reeleito diretor-Geral do IICA, no âmbito da Conferência de Ministros da Agricultura das Américas 2021. 


COOPERAÇÃO

Construir Pontes para a Futura Cooperação em Matéria de Sistemas Agroalimentares foi o tema discutido na Primeira Mesa Redonda de Alto Nível África-Américas. A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, também participou do debate realizado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), como parte da agenda de posse do diretor-Geral, Manuel Otero. 


GARANTIA-SAFRA

Foi publicada, no Diário Oficial da União, a Portaria, que determina o pagamento do benefício Garantia-Safra para mais de 74 mil agricultores familiares, que aderiram na safra 2020/2021. Neste mês, receberão o pagamento agricultores dos seguintes estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Sergipe. O montante autorizado para esses agricultores ultrapassa R$ 63,5 milhões. 


COMITÊ

A presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Teresa Vendramini, passou a integrar o Comitê Assessor Externo do Centro Nacional de Pesquisa de Recursos Genéticos e Biotecnologia (Cenargen) da Embrapa. A nomeação foi anunciada por meio de portaria assinada pelo presidente da Embrapa, Celso Luiz Moretti. Fundado em 1974, a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, trabalha na pesquisa de soluções, desenvolvimento e inovação de recursos genéticos para a sustentabilidade da agricultura brasileira.


HOMENAGEM

Aproveitando a presença do Deputado Estadual Barros Munhoz (PSB), na sede da SAA, em reunião com AGROESP e Sindefesa, Itamar Borges entregou o Troféu “130 Anos da Secretaria” ao seu colega de ALESP. Barros Munhoz foi Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado no período entre 1991 e 1993, além de ter sido Ministro da Agricultura. 


PESCADORES

O Secretário de Agricultura e Abastecimento de SP, Itamar Borges, recebeu pescadores e produtores artesanais do litoral em reunião na sede da SAA. Na pauta, o auxílio para o fomento da pesca na zona litorânea, ajuda com a Lei Estadual que institui o Código de Pesca e Aquicultura e a elaboração de um projeto nos moldes do Cozinhalimento voltado para os Pescadores.


1ª REUNIÃO

Com conselheiros de forma online e presencial, aconteceu, a primeira reunião de 2022 do Conselho da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) de São Paulo. Ao abrir a reunião, o Secretário Itamar Borges e o chefe de gabinete Ricardo Lorenzini, falaram do novo Decreto de reestruturação da SAA, que unifica cinco decretos feitos ao longo dos anos que regiam a estrutura. A unificação torna os trabalhos desenvolvidos muitos mais ágeis, refletindo até a ponta, ou seja, no atendimento aos produtores. 


MISSÃO VIDA

O ex-ministro de Agricultura (1990/1992) e ex-secretário de Agricultura de SP (1995/1996), Antônio Cabrera, recebeu, a homenagem referente aos 130 anos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, em oportunidade que o Secretário Itamar Borges, e o Secretário-Executivo, Francisco Matturro, estiveram no Projeto Missão Vida na Chácara Pedro e Davina Carvalho, em Guapiaçu, cidade vizinha a São José do Rio Preto.(Com informações de assessorias)


EDITOR

O jornalista Mauricio Picazo Galhardo tem 64 anos, é paulistano do bairro do Brás. Esteve por dois anos morando no exterior; na República Oriental do Uruguai, República do Paraguai e República Argentina. Em 2013 se interessou pelo setor do agronegócio, e agora tem esta coluna semanal de noticias do agronegócio em geral. Também é o autor do quadrinho semanal Agro-Cartoon, publicado no site: www.agro-cartoons.blogspot.com.br. – Email: mauricio.picazo.galhardo@gmail.com

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados