AgroNotícias por Mauricio Picazo Galhardo | O Democrata

FEIRAS

O Ministério da Agricultura, irá coordenar, em 2022, a participação do Brasil em 17 feiras internacionais de alimentos, bebidas e do setor agropecuário. A participação é fruto de parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e conta com apoio de suas Embaixadas e Consulados, bem como da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). 


MEL

Antes considerado de pouco valor comercial por ser muito escuro, o mel de aroeira produzido na região Norte de Minas Gerais ganhou destaque após pesquisas indicarem suas características terapêuticas. Agora, o Mel do Norte de Minas recebeu o registro de Indicação Geográfica, na espécie Denominação de Origem. A produção anual do Mel do Norte de Minas é média de 450 toneladas.


SELO ARTE

O Selo Arte, criado para atender as necessidades de venda de produtos feitos artesanalmente, já está presente em 233 produtos artesanais no Brasil divididos em quatro categorias: lácteos, cárneos, pescados e produtos oriundos de abelhas. O certificado garante que alimentos de origem animal foram elaborados de forma artesanal e que possuem características tradicionais, regionais e culturais. 


TAXAÇÃO

Foi solicitada à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, a retirada de tramitação do projeto de lei que criava um imposto de 15% sobre as exportações de milho até o fim de 2022. A justificativa da proposta, segundo a parlamentar autora do projeto, deputada Soraya Manato (PSL-ES), seria o de assegurar o abastecimento interno do cereal. “A taxação de alimentos vai contra os compromissos assumidos no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2 (ODS 2) da Organização das Nações Unidas (ONU) de erradicar a fome e a má-nutrição até 2030, além de ser uma estratégia de fracasso comprovado, na Argentina, que amargou uma inflação de alimentos no último ano superior a 50%.conforme dados oficiais”, frisou o presidente da Aprosoja-MT, Fernando Cadore.


EMPREGOS

A agropecuária gerou 140,9 mil novos postos de trabalho de janeiro a dezembro de 2021, o maior saldo de vagas desde 2011, quando o saldo registrado foi de criação de 85,6 mil novos empregos com carteira assinada. É o que mostra o Comunicado Técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que analisou os dados do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Previdência. 


DOAÇÃO 

Evento no Salão Nobre da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) de São Paulo marcou a transferência de 310 veículos ao Fundo Social de São Paulo (FUSSP) para serem leiloadas a fim de arrecadação ao órgão, além de contar com o lançamento da segunda fase do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Cesta Verde com a presença de prefeitos e representantes de 42 municípios. O Secretário Itamar Borges, recebeu a primeira-dama e presidente do Conselho Deliberativo do FUSSP, Bia Doria.


MELHOR CAMINHO

Na cidade de Guaratinguetá, o Vice-Governador, Rodrigo Garcia, e o Secretário de Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges, assinaram a ordem de serviço do Programa Melhor Caminho com os municípios de Caçapava, Monteiro Lobato, Morungaba e Nazaré Paulista. “Estamos dando continuidade aos programas com a ordem de serviço. São 5 mil quilômetros de estradas rurais recuperadas em apenas um ano”, falou Itamar Borges.


JUROS

Fábio de Salles Meirelles, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), preocupa-se com a estimativa do mercado de que a Selic, depois de quase cinco anos desde 2017, volte a se igualar ou a superar 10%, a partir da reunião do Copom da semana passada. “Para os produtores rurais que precisem recorrer ao mercado financeiro para obter crédito destinado ao custeio das lavouras, colheita, insumos e implementos, o custo do dinheiro será mais elevado, como já aconteceu em 2021, principalmente no segundo semestre.”


GRANJA

O Secretário de Agricultura de São Paulo, Itamar Borges, esteve, na cidade de Lorena, acompanhando a comitiva do Vice-Governador Rodrigo Garcia em visita à granja de produção de ovos do Grupo Mantiqueira. O estado de São Paulo é líder na produção de ovos, com mais de 13 milhões de unidades em 2021. O Grupo Mantiqueira responde por 70% do volume total das exportações brasileiras de ovos.

(Com informações de assessorias)

Edição jornalística de Mauricio Picazo Galhardo.

Email: mauricio.picazo.galhardo@gmail.com

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados