AgroNotícias por Mauricio Picazo Galhardo | O Democrata

CRÉDITO RURAL

No acumulado de sete meses da safra 2021/2022, as contratações totais do crédito rural atingiram R$ 174 bilhões, o que representa uma elevação de 31% em relação ao mesmo período da safra passada. Destaca-se o aumento de 69% no crédito de comercialização, sobretudo para milho, soja e café, em função de aumento de preços e ampliação de estoques pelas empresas consumidoras. 


CLIMA

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) se reuniu, de forma virtual, com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, para tratar dos problemas climáticos no Centro-Sul do Brasil e das prioridades para o setor produtivo brasileiro. Para a ministra, a seca ficou maior do que se imaginava e com consequências que chegam a fugir da alçada do Ministério da Agricultura. 


CÂMARA

Após 20 anos em análise na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei (PL 6299/2002) que moderniza o processo de uso de novas moléculas para produção de pesticidas foi aprovado, com 301 votos a favor e 150 votos contrários à proposta. O texto, agora, será encaminhado para apreciação do Senado Federal. A legislação que atualmente regula o tema foi editada em 1.989 e não atende mais as necessidades técnicas de avaliação dos produtos. 


CAFÉ

A brasileira Vanusia Nogueira e integrante do comitê do café da Sociedade Rural Brasileira (SRB) foi eleita diretora executiva da OIC (Organização Internacional do Café), principal organismo intergovernamental, que congrega países exportadores e importadores do grão. A decisão foi tomada pelos países membros durante a Sessão do Conselho Internacional do Café, realizada em Londres.


COOPAVEL

Importante e tradicional vitrine para o agronegócio brasileiro, o Show Rural da Coopavel, realizado em Cascavel, no Paraná, teve a presença do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Itamar Borges, como representante do governador João Doria. Acompanhado pelo secretário-executivo da pasta, Francisco Matturro, Itamar visitou os principais estandes do evento. 


AGRIFUTURA 2022

O crescimento da produção do agronegócio e a necessidade de ampliar esses números nos próximos anos trazem inúmeros desafios em termos de tecnologia para auxiliar o setor a crescer de maneira otimizada, com sustentabilidade e produtividade. Nesse cenário, as startups ganham um papel de extrema importância, principalmente por trazerem em sua essência a inovação, por meio de soluções de alta tecnologia para obstáculos enfrentados por produtores rurais, além de movimentar o setor e ditar as novas tendências tecnológicas.


CANA-DE-AÇÚCAR

Na sede da UNICA – União da Indústria de Cana-de-Açúcar, em São Paulo, o Vice-Governador, Rodrigo Garcia, o Secretário de Agricultura e Abastecimento de SP, Itamar Borges, o Secretário Executivo, Francisco Matturro, e o Deputado Federal Arnaldo Jardim, participaram de encontro com a direção da entidade, ocasião em que fizeram atualizações sobre o CAR (Cadastro Ambiental Rural) e sobre os Programas da Secretaria. 


MONTE AZUL PAULISTA

O Vice-Governador de SP, Rodrigo Garcia, acompanhado do Secretário de Agricultura e Abastecimento de SP, Itamar Borges, e do Secretário Executivo, Francisco Matturro, entregou, na cidade de Monte Azul Paulista, uma série de investimentos para a população do município e região. No evento, realizado na Creche Escola Professora “Emília Barbeiro Messas Della Santina” – inaugurada na ocasião pelo vice-governador -, Rodrigo e Itamar procederam a entrega do Programa Rotas Rurais ao município e assinaram a ordem de serviço para obras do Programa Melhor Caminho. 


ORIENTAÇÃO

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) está orientando os produtores paulistas que foram afetados pelas chuvas das últimas semanas a buscarem os Sindicados Rurais dos seus municípios para relatarem os danos e perdas individuais nas propriedades. “Esse levantamento das informações, em parceria com o trabalho de campo realizado pelas Casas de Agricultura, irá contribuir para reunir os subsídios necessários para a FAESP elaborar as demandas e verificar a viabilidade de criação ou ampliação de linhas de crédito emergenciais para recuperação da estrutura produtiva e manutenção das atividades”, afirma o presidente da FAESP, Fábio de Salles Meirelles. (Com informações de assessorias)

EDITOR

O jornalista Mauricio Picazo Galhardo tem 64 anos, é paulistano do bairro do Brás. Esteve por dois anos morando no exterior; na República Oriental do Uruguai, República do Paraguai e República Argentina. Em 2013 se interessou pelo setor da agropecuária, e agora tem esta coluna semanal de noticias da agropecuária em geral. Também é o autor do quadrinho semanal Agro-Cartoon, publicado no site: www.agro-cartoons.blogspot.com.br. – Email: mauricio.picazo.galhardo@gmail.com

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados