AgroNotícias por Mauricio Picazo Galhardo | O Democrata

GULFOOD, ORIENTE MÉDIO

A edição 2022 da Gulfood, maior feira do setor de alimentos e bebidas do Oriente Médio, contou com a presença do presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Sérgio Souza (MDB/PR) e do coordenador político da bancada, deputado Pedro Lupion (DEM/PR). A Gulfood é a principal feira B2B (modelo de negócios em que uma empresa vende para outras empresas) e contempla bebidas, lácteos, óleos, produtos free-from (produto alimentício livre de algum tipo de substância específica), carne e frango, grãos e cereais.

FERTILIZANTE E PRODUTOS

Em visita à Shiraz, no Sul do Irã, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, ressaltou o potencial para que Brasil e Irã estreitem ainda mais suas relações bilaterais no campo agroalimentar. Em um evento realizado pela Câmara de Comércio de Shiraz, a ministra ouviu empresários iranianos interessados em fazer negócios com o Brasil e destacou que o Brasil tem interesse em aumentar as exportações e, ao mesmo tempo, comprar fertilizantes iranianos.

MAMÃO

Um grupo de trabalho irá diagnosticar a situação da comercialização do mamão e propor formas para melhorar as condições de venda da fruta produzida no Brasil. A definição foi feita em uma reunião técnica realizada na Ceagesp, em São Paulo. A demanda surgiu no mês passado pela Brapex (Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Papaya), que representa 12 empresas exportadoras da fruta. 

IMÓVEIS RURAIS

O Brasil reuniu 6.481.509 cadastros rurais até o fim de 2021. O número considera o Cadastro Ambiental Rural (CAR) de imóveis rurais, de territórios tradicionais de povos e comunidades tradicionais e de assentamentos da reforma agrária, nas situações ativo, pendente e suspenso. O total de cadastros é equivalente a uma área de mais de 616.3 milhões de hectares. Os dados foram divulgados em boletim do Serviço Florestal Brasileiro (SFB). 

EMBRAPA

Uma estatal de grande relevância para o Brasil e o mundo, responsável pelo desenvolvimento do agronegócio do País, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) pretende modificar seu modelo de negócios. A ideia é criar uma associação com empresas privadas para colocar no mercado os produtos desenvolvidos em seus centros de pesquisa, tornando-se financeiramente independente do orçamento federal. 

IBGE

O diretor técnico e o coordenador do Núcleo Econômico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Bruno Lucchi e Renato Conchon, se reuniram, com o diretor de Pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Cimar Azeredo Pereira, e o chefe da unidade do órgão no Paraná, Sinval Dias dos Santos, para discutir uma série de ações conjuntas voltadas para o agro. Um dos temas do encontro foi o Censo Demográfico 2022.

NEGÓCIOS

A missão da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) ao Oriente Médio termina com balanço positivo, afirmou a diretora de Relações Internacionais, Sueme Mori. O grupo liderado pelo vice-presidente de Relações Internacionais da CNA, Gedeão Pereira. Durante a missão a confederação inaugurou um escritório em Dubai, no dia 13, terceira representação internacional da entidade, que já tem escritório em Xangai e Singapura.

COLETIVA

O Secretário de Agricultura, Itamar Borges, participou, ao lado do Governador João Dória, outros secretários e membros do governo, da tradicional coletiva semanal. Na entrevista de quase uma hora, foi tratado o tema do crescimento do Agro Paulista que cresceu 26% no ano passado, além dos 9,5% de crescimento na balança comercial do estado. Além de Itamar Borges estiveram na coletiva, o Governador, o Secretário de Educação, Rossieli Soares e o Diretor do Butantã, Dimas Covas.

CONAB

O Secretário de Agricultura, Itamar Borges, recebeu, o Diretor–Presidente da CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento), Guilherme Ribeiro, e a Superintendente Regional de São Paulo da CONAB, Renata de Moraes Vicente Camargo. Na pauta, o apoio da Secretaria para a Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio), que garante um preço mínimo para produtos extrativistas por meio se subvenção direta.

Com informações de assessorias de imprensa – Edição: Mauricio Picazo Galhardo, jornalista, 64 anos, paulistano do bairro do Brás. Esteve por dois anos morando no exterior; na República Oriental do Uruguai, República do Paraguai e República Argentina. Em 2013 se interessou pelo setor agropecuário, e agora tem esta coluna semanal de noticias da agropecuária em geral. Também é o autor do quadrinho semanal Agro-Cartoon, publicado no site: www.agro-cartoons.blogspot.com.br. – Email: mauricio.picazo.galhardo@gmail.com

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados