AgroNotícias por Mauricio Picazo Galhardo | O Democrata

FERTILIZANTES

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, disse nesta que o Brasil tem fertilizantes suficientes para o plantio até outubro e que o governo já trabalha desde o ano passado com alternativas para garantir o suprimento para o setor, no caso de escassez provocada pelo conflito entre Rússia e Ucrânia. 


ADESÃO

Trabalho realizado pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, para melhorar a adesão dos municípios ao Serviços de Inspeção Municipal (SIM) e ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) trouxe resultados positivos. Após intensificação dos esforços, houve aumento de 11% no número de municípios que ativaram o SIM e 63% realizaram o cadastro no e-Sisbi. 


FERRO VEGETAL

Como absorver 18 miligramas de ferro, que é a necessidade diária do corpo humano? Basta consumir cerca de 2,5 colheres (16 gramas) de sopa de farinha de folha de mandioca rica em ferro vegetal. Mas não é qualquer farinha! É a biofortificada resultante de pesquisa conduzida pela pesquisadora do Instituto Agronômico (IAC-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Juliana Rolim Salomé Teramoto, em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 

AMERICANA

Em Americana, o Secretário de Agricultura, Itamar Borges, entregou a reforma da Casa da Agricultura da cidade, assinou o termo de compartilhamento do imóvel junto à Prefeitura, assinou convênios do Melhor Caminho e do AgroSP+Seguro Segurança no Campo e também assinou protocolo para recuperação e proteção de mananciais com a Agência das Bacias PCJ, com a presença do prefeito de Americana, Chico Sardelli.


REUNIÃO

O Conselho da Secretaria de Agricultura reuniu-se mais uma vez, e pela segunda oportunidade no ano. Na apresentação aos conselheiros, Itamar Borges, e seus colaboradores, destacaram o andamento do CAR/PRA com um balanço dos números consolidados até este momento. Dos conselheiros, Itamar, e os demais, ouviram elogios a respeito do andamento do programa (CAR/PRA), congratulações pela assinatura do decreto dos artesanais.


FRIGORÍFICO

O secretário de Agricultura, Itamar Borges, e o secretário-executivo da Pasta, Francisco Matturro, destacaram nesta quinta-feira a renda e os empregos gerados com a operação do Entreposto de Carnes da Rede de Supermercados Pague Menos, em Santa Bárbara D’Oeste. O secretário ressaltou a importância da agroindústria de alimentos para a economia paulista e destacou o suporte da Secretaria de Agricultura, por meio da Defesa Agropecuária. 


BAURU E BOREBI

O secretário de Agricultura, Itamar Borges, compareceu à Casa de Agricultura de Piratininga, ao lado do secretário-executivo, Francisco Maturro, para prestigiar a entrega da reinauguração do local, que passou por reformas, adequações e ampliações. Durante o evento, o secretário também assinou convênios do Programa Melhor Caminho para os municípios de Bauru e Borebi.


PROGRAMA MELHOR CAMINHO

Também para assinar o Programa Melhor Caminho com os municípios de Bauru e Borebi, ao lado dos respectivos prefeitos, Suéllen Rosim e Anderson Pinheiro de Góes, o Chiquinho, o secretário Itamar reforçou a importância do programa Melhor Caminho, que coloca as propriedades rurais em plataformas como Google Maps e Waze.


ETANOL DE MILHO

A FS, maior produtora de etanol de milho do Brasil e pioneira neste segmento, é a nova associada da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA). Com duas usinas em atividade em Mato Grosso (MT), uma em Lucas do Rio Verde e outra na cidade de Sorriso, e projetos de mais quatro unidades até 2026, a FS deve produzir mais de 4 bilhões de litros de etanol por ano, após a finalização do plano de expansão.


NOVO SISTEMA

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) informa aos produtores rurais de regime pessoa física, inscritos no Cadastro de Contribuintes do ICMS, que já está disponível o novo sistema eletrônico para a confecção e entrega de declarações DIPAM-A. Disponibilizado pela Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP), a plataforma de internet deverá facilitar o envio das informações pelos 35 mil produtores rurais do Estado, uma vez que dispensa o atendimento presencial em Posto Fiscal.

(Com informações de assessorias)
EDITOR

O jornalista Mauricio Picazo Galhardo tem 64 anos, é paulistano. Esteve por dois anos morando no exterior; na República Oriental do Uruguai, República do Paraguai e República Argentina. Em 2013 se interessou pelo setor agropecuário, e agora tem esta coluna semanal de noticias da agropecuária em geral. Também é o autor do quadrinho semanal Agro-Cartoon, publicado no site: www.agro-cartoons.blogspot.com.br. – 

Email: mauricio.picazo.galhardo@gmail.com

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados