AgroNotícias por Mauricio Picazo Galhardo | O Democrata

FAO

As preocupações do Brasil e da América do Sul com as sanções à exportação de fertilizantes serão levadas à Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e ao Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) nesta semana. Como presidente da Junta Interamericana de Agricultura, a ministra Tereza Cristina apresentou o tema durante a Mesa Redonda sobre Insumos para Sistemas Agroalimentares Sustentáveis da FAO.

AGROHACKATHON 2022

Fomentar a inovação na área de gestão de riscos rurais é o objetivo da maratona tecnológica Agrohackathon 2022, apoiada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O evento ocorrerá entre os dias 29 de março e 10 de abril no Paraná e tem participação aberta para estudantes de graduação e pós-graduação do Brasil e participação de duas escolas agrícolas do Paraná. 

HOMENAGEM

No dia internacional da mulher, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e o grupo de aves e suínos, ligada ao Instituto Pensar Agro (IPA), homenageou a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, pelos serviços prestados ao setor. O evento contou com a participação de membros da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), do presidente Jair Bolsonaro, dos ministros do Meio Ambiente, Infraestrutura e Casa Civil. 

SENADO

Em discurso realizado no Salão Negro do Senado Federal, o presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), destacou os avanços do país em relação ao meio ambiente e enalteceu os serviços prestados pelo setor agropecuário. De acordo com o parlamentar, é fundamental destacar os pontos importantes e mostrar que o Brasil está à frente de muitos outros países quando o assunto é preservação ambiental. 

FECOMERCIO

A presidente da Sociedade Rural Brasileira, Teresa Vendramini, aceitou o convite para integrar o chamado Conselho de Economia Empresarial e Política (CEEP) da FecomercioSP, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo. A entidade agrega mais de 130 sindicatos patronais que representam dois milhões de empresários destes segmentos, que geram 10 milhões de empregos, segundo dados da própria entidade.

CRÉDITO RURAL

A pressão de autoridades gaúchas na 22ª Expodireto Cotrijal, teve efeito. O governo federal anunciou na feira a liberação de cerca de R$ 2.8 bilhões para destravar o crédito rural. Os recursos vão contemplar produtores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, quatro estados atingidos pela estiagem. Em reunião virtual com a direção da Cotrijal, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, informou a liberação de R$ 1.2 bilhão para rebate de parcelas do Pronaf.

SEMEADORAS DO AGRO

No Dia Internacional da Mulher, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) lançou oficialmente a Comissão Especial Semeadoras do Agro, coordenada por Adriana Menezes, diretora primeira-secretária da FAESP. A Comissão tem o objetivo de unir esforços em prol do protagonismo das mulheres nas diversas atividades no campo. 

BIOMETANO/GNV

O secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Itamar Borges, e o Secretário Executivo, Francisco Matturro, juntos com o Prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, e o Presidente da DATAGRO, Plinio Nastari, participaram de viagem demonstrativa de ônibus movido por biometano/GNV, que saiu da Prefeitura e seguiu para o local do evento que marca a Abertura de Safra de Cana, Açúcar e Etanol, promovida pelo Santander DATAGRO.

AMENDOIM

Diante dos prejuízos causados pela guerra na Ucrânia aos produtores e exportadores de amendoim do Estado de São Paulo, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges, intermediou reunião para discutir medidas que possam auxiliar o setor. A principal delas é acelerar a abertura do mercado chinês. 

ETANOL

O diretor executivo da UNICA, Eduardo Leão de Sousa, ressaltou a importância não só da diversificação de fontes energéticas como também da diversificação geográfica da oferta de energia durante a Abertura de Safra, promovido pela Datagro, em Ribeirão Preto. Segundo o executivo, atualmente mais de 100 países têm condições de produzir biomassa a partir da cana-de-açúcar de forma competitiva e sustentável.

(Com informações de assessorias)


EDITOR

O jornalista Mauricio Picazo Galhardo tem 64 anos, é paulistano. Esteve por dois anos morando no exterior; na República Oriental do Uruguai, República do Paraguai e República Argentina. Em 2013 se interessou pelo setor agropecuário, e agora tem esta coluna semanal de noticias da agropecuária em geral. Também é o autor do quadrinho semanal Agro-Cartoon, publicado no site: www.agro-cartoons.blogspot.com.br. – Email: mauricio.picazo.galhardo@gmail.com

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados