AgroNotícias por Mauricio Picazo Galhardo | O Democrata

OUTONO

O Outono no Hemisfério Sul começou domingo, dia 20 de março de 2022 às 12h33min vai até o dia 21 de junho às 06h14 (horário de Brasília). É uma estação considerada de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco. Neste período, as chuvas são mais escassas no interior do Brasil, em particular no semiárido nordestino. Na parte norte das regiões Nordeste e Norte ainda é época de muita chuva, principalmente se houver a persistência do sistema atmosférico denominado Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mais ao sul de sua faixa de atuação.
CAPACITAÇÃO E TREINAMENTO

Intitulado como Aplicador Legal , o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com a Croplife Brasil, o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), lançaram, o Programa Nacional de Habilitação de Aplicadores de Agrotóxicos e Afins. Até 2026, estima-se a capacitação e registro de 2 milhões de agricultores.
PARCERIA

O governo brasileiro firmou memorando de entendimento com Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), em cerimônia no Palácio do Itamaraty. O secretário-executivo, Marcos Montes, assinou o memorando por parte do Mapa. A cerimônia contou com a participação do diretor-geral da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), Daren Tang, em agenda oficial no país. 
VACINA

Em continuidade ao projeto piloto de implantação do Plano Estratégico Brasil Livre de Peste Suína Clássica (PSC) em Alagoas, lançado em 2021, o Ministério da Agricultura e a iniciativa privada realizam de 21 de março a 30 de abril a segunda etapa de vacinação contra a doença no estado. Estima-se que serão vacinados cerca de 120 mil suínos. 
VALOR BRUTO

O Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) para 2022 está estimado em R$ 1,208 trilhão, superior em 3,1% em relação a 2021 (R$ 1,172 trilhão). De acordo com a Secretaria de Política Agrícola do Mapa, as lavouras tiveram alta de 8,8% e a pecuária, retração de -9,1%. A soja representa 40,7% do VBP das lavouras, porém abaixo do resultado obtido em 2021, que foi de 47,4%.
CONGRESSO

O Congresso Nacional analisou, os vetos presidenciais importantes, dentre eles, dois relacionados ao setor produtivo. Os vetos nº 04/22 e nº 10/22 tratam da Venda de Milho em Balcão e BR do Mar, respectivamente. Para o coordenador de Infraestrutura e Logística da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Arnaldo Jardim (CD-SP), o parlamentar entende que a redução dos custos ajuda no frete de cargas como soja, milho e fertilizantes, já que a simplificação da cabotagem diminui os valores gastos no transporte de produtos agropecuários e insumos, que são tão necessários no uso diário dos produtores, além de facilitar a navegação costeira no Brasil.
SÃO PAULO

O Estado de São Paulo foi responsável por 55% das admissões com carteira assinada no agronegócio brasileiro em 2021, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo-CAGED). Segundo os dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência e analisados no Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP, o estado mostra sua importância quando comparado às demais unidades da federação, alcançando saldo positivo de 61.751 postos de trabalho formal no agro em dezembro de 2021.
QUEIMADAS

Nesta 4ª, durante 2 horas, o Conselho da Secretaria de Agricultura e Abastecimento reuniu-se na sede da SAA para discutir o assunto “Queimadas”. Tratou-se da previsão de tempo seco para os próximos meses e isso trouxe, de volta, a preocupação dos incêndios nas propriedades rurais, inclusive, naquelas vizinhas e/ou muito próximas às estradas, o que afeta toda a cadeia produtiva do estado.
SEMINÁRIO

O Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, traz como tema da próxima edição de seu Ciclo de Seminários “Alimentação, Segurança Alimentar e Fome no Brasil contemporâneo”. O evento on line, abordará os principais aspectos da pesquisa que deu origem ao Atlas das situações alimentares no Brasil, recentemente publicado. (Com informações de assessorias)
EDITOR

O jornalista Mauricio Picazo Galhardo tem 64 anos, é paulistano. Esteve por dois anos morando no exterior; na República Oriental do Uruguai, República do Paraguai e República Argentina. Em 2013 se interessou pelo setor agropecuário, e agora tem esta coluna semanal de noticias da agropecuária em geral. Também é o autor do quadrinho semanal Agro-Cartoon, publicado no site: www.agro-cartoons.blogspot.com.br. – Email: mauricio.picazo.galhardo@gmail.com

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados