AgroNotícias por Mauricio Picazo Galhardo | O Democrata


SEGURANÇA ALIMENTAR

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, defendeu o livre-comércio na agricultura, de modo a promover a prosperidade e contribuir com a luta contra a fome e a má-nutrição mundial. Na reunião ministerial Global Food Security – Call to Action, realizada em Nova York (EUA), o ministro brasileiro disse que é preciso estimular um ambiente de negócios que permita um fluxo desimpedido do comércio internacional de alimentos e insumos.
ISRAEL

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) participou de uma missão a Israel com o objetivo de estreitar os laços de cooperação governamental com empresas e instituições públicas de pesquisa e inovação do país. Israel é considerado uma referência no desenvolvimento de startups de agricultura digital. A equipe do Mapa conheceu o modelo de inovação israelense.
COOPERAÇÃO

Foi assinado um memorando de entendimento entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Agricultural Research Organization (ARO) – Volcani Center, órgão de pesquisa governamental ligado ao Ministério da Agricultura israelense, e responsável por mais de 75% da inovação do país no setor agrícola. Por meio desse acordo, espera-se o incremento da cooperação entre as instituições.
PESCADORES

A Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAP-Mapa) determinou a suspensão de 1.028 e o cancelamento de 4.280 Licenças de Pescadores Profissionais Artesanais inscritos no Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP), após uma análise sistêmica sobre possíveis inserções e reinserções de licenças de pescadores profissionais no sistema, além de indícios de fraudes e irregularidades. 
PLANO SAFRA 2022/23

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) se reuniu para tratar do Plano Safra 2022/2023 e conhecer as 10 propostas da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) para o Plano Agrícola e Pecuário do Brasil. Na semana passada, a bancada recebeu propostas da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). As sugestões propostas para o Plano Safra foram montadas em conjunto entre CNA e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). 

B3

A B3, a Bolsa do Brasil, anunciou a criação de um novo índice que irá acompanhar o desempenho das empresas do agronegócio no País: o Índice Agro Free Float Setorial (IAGRO B3). A carteira do novo indicador, estreou em 16 de maio, valerá até 2 de setembro de 2022, e será composta por ações e units de companhias listadas que foram categorizadas como Agronegócio pela nova classificação setorial criada pela B3 a pedido do mercado. A carteira do IAGRO B3 será composta por 32 ativos.

TRABALHO

No primeiro trimestre de 2022, a população ocupada (PO) no agronegócio brasileiro somou 18.74 milhões de pessoas. O resultado representa um aumento de 6,2% (ou de 1,09 milhão de pessoas) frente ao mesmo período do ano passado. A informação foi divulgada a partir de pesquisas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP.

AZEITE

O estado de São Paulo produz azeites extravirgens de excelente qualidade. É o que mostra a feira Expoazeite, realizada em Campinas, no Instituto Agronômico. O evento reúniu produtores de oliveira de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Uruguai, além de pesquisadores e cadeia produtiva. O governador Rodrigo Garcia foi representado pelo secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Matturro.

LEITE

O secretário de Agricultura e Abastecimento, Francisco Matturro, acompanhado do secretário da Administração Penitenciária, Nivaldo Restivo, e do deputado estadual Itamar Borges, recebeu produtores de leite de diversos municípios de São Paulo. No encontro foram discutidas demandas do setor sobre o abastecimento das unidades prisionais do estado. A reunião, que ocorreu na sede da Secretaria de Agricultura.
PROJETO CACAU

Idealizado pelo grupo técnico da CATI Regional de São José de Rio Preto, o projeto Cacau SP fomenta a produção do fruto por meio do Projeto Consórcio Cacau e Seringueira, também executado pela CATI, desde 2014. A produção em sistema de consórcio permite o fortalecimento das atividades agrícolas de forma sustentável, já que se trata de um cultivo integrado. (Com informações de assessorias)
EDITOR

*Mauricio Picazo Galhardo é Jornalista. Esteve por dois anos morando no exterior; na República Oriental do Uruguai, República do Paraguai e República Argentina. Em 2013 se interessou pelo setor agropecuário, e agora tem esta coluna semanal de noticias da agropecuária em geral. Também é o autor do quadrinho semanal Agro-Cartoon, publicado no site: www.agro-cartoons.blogspot.com.br.  

Email: mauricio.picazo.galhardo@gmail.com

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados