AgroNotícias | O Democrata

PLANO SAFRA 2022/23

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, destacou que o Governo Federal trabalha para apresentar um Plano Safra 2022/23 robusto, com recursos para apoiar a produção agropecuária do país a partir do segundo semestre deste ano. “Esse Plano Safra 2022/23 não é só nosso, mas mundial, por isso precisamos de um plano mais robusto para o Brasil poder exercer suas funções mais fortemente ainda. 

EUROPA

As ações do Brasil para aumentar a produtividade no campo aliada à preservação dos seus recursos naturais e de sua biodiversidade estão sendo apresentadas nesta semana a representantes do governo, do setor privado, de instituições acadêmicas e da sociedade civil da Europa. A série de diálogos foi denominada AgriTalks.

DEBATE

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveu, um debate sobre o tema “Preços de alimentos, desafios do futuro”, em que foram abordados pontos como o cenário de inflação e a oferta global de alimentos. O encontro, moderado pelo coordenador do Núcleo Econômico da CNA, Renato Conchon.

CATARINA

A Erva-Mate do Planalto Norte Catarinense ganhou o reconhecimento de Indicação Geográfica (IG) de Denominação de Origem. Este é o primeiro registro na espécie Denominação de Origem para o produto erva-mate. O reconhecimento foi concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI). O outro registro para esse produto é na modalidade Indicação de Procedência, destinado à Erva-Mate de São Matheus, no Paraná, em 2017.

ESTADOS UNIDOS

O secretário do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), Tom Vilsack, anunciou mais apoio, recursos e novas regras que fortalecerão a cadeia de suprimentos de alimentos americana, promoverão mercados agrícolas justos e competitivos, impedirão o abuso de agricultores por processadores de aves e tornar os preços mais justos para os agricultores e consumidores americanos. Essas ações se baseiam no esforço histórico de todo o governo do presidente Biden para promover a concorrência na economia americana.

CARAVANA

A Caravana Embrapa FertBrasil chega ao estado de São Paulo. Entre os dias 31 de maio e 02 de junho, as cidades de Bebedouro, Marília e Itapetininga vão receber pesquisadores e especialistas da Embrapa. Liderada pela Embrapa Pecuária Sudeste no estado, o objetivo da Caravana é levar a técnicos e produtores rurais tecnologias e conhecimento para aumentar a eficiência do uso de fertilizantes e insumos no campo, ressaltar a importância de se fazer o manejo sustentável dos solos, água e plantas e melhorar a produtividade da agropecuária.

PADEIROS

A Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP) e a US Wheat Associates, organização de desenvolvimento do mercado de exportação de trigo norte americana, lançaram no Brasil o curso gratuito de Certificação Virtual de Padaria Profissional, destinado ao público interessado em panificação.

ALFACE/CEPEA

No início de maio, a oferta de alface foi equilibrada, devido ao clima seco, às perdas em algumas praças (virose) e ao ritmo de plantio controlado. Com a disponibilidade reduzida, os preços se mantiveram em patamares mais elevados. Contudo, a queda das temperaturas ao longo do mês reduziu significativamente a procura pela folhosa, mas o recuo nas cotações foi amenizado pela oferta restrita.

CITRUS/CEPEA

A estimativa da safra de laranja 2022/23 do cinturão citrícola (estado de São Paulo e Triângulo Mineiro), divulgada pelo Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura) indica que a colheita deve totalizar 316,95 milhões de caixas de 40,8 kg, aumento de 20,5% em comparação com a temporada anterior.

POSSE

O secretário Francisco Matturro assinou o livro de termo de compromisso dos Secretários de Estado na Secretaria de Agricultura. A cerimônia de posse aconteceu no Salão Nobre da SAA, onde o secretário de Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa, empossou Matturro na presença de servidores da Pasta. “Cheguei na Secretaria como secretário executivo junto com o secretário Itamar Borges, em junho de 2021. Tenho enorme honra e responsabilidade em sucedê-lo”, declarou o secretário. (Com informações de assessorias)

EDITOR

*Mauricio Picazo Galhardo é Jornalista. Esteve por dois anos morando no exterior; na República Oriental do Uruguai, República do Paraguai e República Argentina. Em 2013 se interessou pelo setor agropecuário, e agora tem esta coluna semanal de noticias da agropecuária em geral. Também é o autor do quadrinho semanal Agro-Cartoon, publicado no site: www.agro-cartoons.blogspot.com.br. – Email: mauricio.picazo.galhardo@gmail.com

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados