AgroNotícias por Mauricio Picazo Galhardo | O Democrata

PLANO SAFRA 2022/2023

O governo federal lançou quarta-feira (29) o Plano Safra 2022/2023, que vai disponibilizar um total de R$ 340,88 bilhões em financiamentos para apoiar a produção agropecuária nacional até junho do próximo ano. O valor, segundo o Ministério da Agricultura, representa aumento de 36% em relação ao Plano Safra anterior, que disponibilizou R$ 251 bilhões a produtores rurais.

SELO ARTE

O governo federal publicou decreto, que trata da regulamentação, elaboração e comercialização de queijos artesanais. Além de criar o selo Queijo Artesanal, o objetivo do novo decreto é esclarecer as competências de fiscalização, regulamentar a ampla comercialização nacional dos produtos e garantir a prestação de informações adequadas aos consumidores, em especial sobre saúde e segurança dos produtos alimentícios de origem animal produzidos de forma artesanal.

APROVADO

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal aprovou, o projeto de lei, que estabelece a fiscalização agropecuária por autocontrole. Na prática, o produtor e a indústria vão se responsabilizar pelo cumprimento das normas determinadas pelo Estado nas atividades agropecuárias. Processo semelhante ao da declaração de imposto de renda, em que cidadão e empresas informam os rendimentos obtidos durante o ano. 

GARANTIA

A Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuária (Embrapa) foi um dos temas debatidos na reunião-ordinária, na Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Na ocasião, o presidente da bancada, deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR), demonstrou preocupação com a possibilidade de haver contingenciamento dos recursos nas pautas relacionadas à empresa e às demais vinculadas ao setor agropecuário.

ALÍQUOTA ZERO

Com a entrada em vigor do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia (UE), 39% das linhas tarifárias de produtos agropecuários contarão com alíquota zero no bloco europeu já no primeiro ano, é o que mostra um estudo da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Esses 39% correspondem a 1.004 das 2.547 linhas tarifárias que descrevem bens agropecuários e pescados na lista de concessões da UE. 

AVANÇO

O número de domicílios com acesso à internet em áreas rurais do País aumentou durante a pandemia, passando de 53%, em 2019, para 73%, em 2021, um crescimento de 20% segundo a pesquisa TIC (tecnologias da informação e comunicação) Domicílios. Segundo os pesquisadores envolvidos no levantamento, o número de provedores regionais (ISPs) desempenhou papel importante na expansão da conectividade.

ALIMENTOS 2030

O secretário da Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Francisco Matturro, recebeu, na sede da Secretaria, os convidados para a cerimônia do lançamento do hub ‘Indústria de Alimentos 2030’ (www.industriadealimentos2030.com.br). O portal foi desenvolvido pelo ITAL e tem foco na saudabilidade e sustentabilidade do setor de alimentos. No evento, houve apresentações técnicas. 

ATIVIDADES EQUESTRES

A parceria com a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) foi fundamental para o SENAR-SP, de modo a lançar as atividades com segurança no quesito das boas práticas dos animais e legislação em vigor. As provas equestres oferecidas SENAR-SP são tratadas como esporte amador, isentas de regulamentos e julgamentos das provas oficiais. 

INVESTIMENTO

A família de Maria Dalma Silva Ramos, empresária do segmento de gastronomia acaba de inaugurar o Peabiru Portal Turístico (@peabiruportal), em Capão Bonito, região sudoeste do Estado de São Paulo. O espaço, que mescla restaurante, lanchonete e comércio de produtos alimentícios e artesanatos é uma consequência de grande senso de empreendedorismo de Maria Dalma, mas também do horizonte de possibilidades aberto pelos mais de 20 cursos do SENAR-SP de que ela e seus familiares vêm participando nos últimos anos.

TELEFONIA RURAL

Francisco Matturro, Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado, participou de duas reuniões com o deputado federal Vitor Lippi e a subsecretaria de Inovação e Tecnologia do Estado Andra Robert de Carvalho, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Os encontros, com a presença de representantes de empresas de telefonia, serviram para discutir projetos de colocação de antenas em áreas rurais, visando um Estado cada vez mais conectado. 

* Mauricio Picazo Galhardo é jornalista. Esteve por dois anos morando no exterior; na República Oriental do Uruguai, República do Paraguai e República Argentina. Em 2013 se interessou pelo setor agropecuário, e agora tem esta coluna semanal de noticias da agropecuária em geral. Também é o autor do quadrinho semanal Agro-Cartoon, publicado no site: www.agro-cartoons.blogspot.com.br. – 

Email: mauricio.picazo.galhardo@gmail.com

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados