AgroNotícias por Mauricio Picazo Galhardo | O Democrata

PREÇOS MÍNIMOS

Os preços mínimos para os produtos da safra de verão e culturas regionais estão atualizados. Os novos valores foram publicados, na Portaria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento n.º 452 no Diário Oficial da União (DOU). Os reajustes tiveram variação de 9,09% a 107,35%, a depender do produto e região. Os novos valores valem para a safra 2022/23 e são fixados pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

GRÃOS

Com condições climáticas favoráveis para o desenvolvimento das culturas de 2ª safra, a produção de grãos no país deverá atingir 272,5 milhões de toneladas no período 2021/22, conforme indica o 10º Levantamento da Safra publicado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O volume representa um crescimento de 6,7% em relação à temporada passada, ou seja, cerca de 17 milhões de toneladas.

SEGURO RURAL

Devido à alta demanda de produtores rurais pela resolução de problemas vinculados ao acesso ao seguro rural, bem como a falta de indenização aos produtores por parte das seguradoras, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) se reuniu, para discutir formas de minimizar os problemas. Hoje em dia, por conta do teto de gastos, não é possível prorrogar as dívidas agrícolas, diferentemente do que ocorria no passado, por isso o seguro é a única saída. 

APOSENTADORIA RURAL

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveu a live “Planejamento Previdenciário Rural: documentos e requisitos necessários para aposentadoria rural”. O encontro – segundo de uma série de quatro sobre o tema – foi moderado pelos assessores jurídicos da CNA, Carolina Carvalhais e Luiz Fabiano Rosa. “Todas essas lives que serão realizadas ao longo do ano têm o intuito de demonstrar ao produtor como se programar para a aposentaria rural, buscando a melhor forma de se fazer isso”, disse Carolina.

AMÉRICA DO SUL

Como parte de sua estratégia de engajamento social, que prevê ampliar o impacto positivo da empresa ao conectar a resolução de desafios sociais à estratégia de negócios, a BASF abre as inscrições para o Edital Conectar para Transformar 2022. Por meio do edital, a empresa seleciona anualmente para patrocínio projetos de impacto social e ambiental, visando contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades em que atua. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 30 de agosto de 2022, no endereço do Conectar BASF 2022.

BRF

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, se destacou no Ranking Merco Responsabilidade ESG 2021, que avalia as empresas mais comprometidas nos âmbitos social, ambiental e de governança corporativa. Ocupando a 4ª posição na categoria do setor de alimentos, é a oitava vez consecutiva que a Companhia integra o índice, o que reforça o comprometimento com sua agenda de sustentabilidade e com a transparência em suas ações no decorrer dos últimos anos.

PAPEL

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, anuncia a intenção de construir uma fábrica de papel tissue e conversão em Aracruz, município localizado no norte do Espírito Santo. O projeto, ainda sujeito à aprovação por parte do Conselho de Administração da companhia, prevê que a unidade terá capacidade para produzir 60 mil toneladas anuais de tissue, produto a ser convertido em papel higiênico e papel toalha.

LARANJA

Com crise de fornecimento de laranja na Flórida, Brasil pode ajudar a abastecer o mercado americano. A demanda por suco de laranja NFC nos EUA deve continuar forte, levando em consideração a baixa oferta de frutas na Flórida. A colheita e o processamento do suco de laranja da safra 2022/23 foram retomados neste mês. As perspectivas é que a oferta de laranja seja insuficiente para atingir o nível mínimo necessário para encerrar os estoques até o final desta temporada.
IICA

O Diretor Geral do IICA ofereceu uma palestra a cerca de 60 participantes na Sede Central do organismo especializado em desenvolvimento rural e agropecuário, em São José, Costa Rica. A agricultura intensiva em conhecimento é crucial para avançar na transformação demandada pelo setor agropecuário e seus sistemas produtivos, indicou o Diretor Geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Manuel Otero. (Com informações de assessorias)

* Mauricio Picazo Galhardo é jornalista. Esteve por dois anos morando no exterior; na República Oriental do Uruguai, República do Paraguai e República Argentina. Em 2013 se interessou pelo setor agropecuário, e agora tem esta coluna semanal de noticias da agropecuária em geral. Também é o autor do quadrinho semanal Agro-Cartoon, publicado no site: www.agro-cartoons.blogspot.com.br. – Email: mauricio.picazo.galhardo@gmail.com

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados