AgroNotícias por Mauricio Picazo Galhardo

ATO PELA AGRICULTURA. A Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), apresenta ações realizadas em prol da agropecuária paulista, na próxima segunda-feira (19/3), no Palácio dos Bandeirantes, durante o “Ato pela Agricultura – alimento, renda e futuro!”, realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O encontro reunirá as principais lideranças do agronegócio, representantes de cooperativas e associações de produtores rurais para um balanço das ações do governo do Estado de fomento ao setor agropecuário nos últimos anos.

MAIS LEITE, MAIS RENDA. Cerca de 200 pessoas, entre técnicos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) do Estado de São Paulo, de empresas privadas e também produtores rurais participaram do treinamento do Plano Mais Leite, Mais Renda, que ocorreu nos dias 13 e 14 de março, nas cidades de Araçatuba e Lins, respectivamente. O evento contou com palestras de temas ligados à bovinocultura leiteira e também promoveu visitas a estações que apresentaram, na prática, soluções para a cadeia produtiva.

SECA. A seca que afeta o campo na Argentina, é instalada como um assunto além dos produtores. Acontece que bancos e fornecedores de insumos para a indústria em geral descontam que haverá um impacto que atingirá a economia. No entanto, os responsáveis ​​pelas empresas líderes acreditam que, embora talvez de menor magnitude, o crescimento econômico continuará a ser o mesmo. “Apesar da seca, a economia crescerá em torno de 3%”, disse Enrique Cristofani, presidente do banco Santander Río, ao jornal argentino, La Nación.

MODIFICAÇÃO. Os agricultores bolivianos, estão prontos para se sentar nos próximos dias com o governo e falar sobre o uso de organismos geneticamente modificados que ajudam a produzir mais. Os dias restantes de março serão fundamentais para o setor agrícola, uma vez que apresentará a proposta de uso da biotecnologia no milho, soja, algodão e cana-de-açúcar.

NOVO CEASA. Propostas devem apresentar alternativas de localização do entreposto de abastecimento. Estado tem até 60 dias para analisar os estudos e lançar o projeto de estruturação do novo entreposto edital de concorrência da concessão. O Governo do Estado de São Paulo recebeu 4 estudos visando à implantação, operação e manutenção do Novo Centro de Abastecimento Alimentar em São Paulo, em parceria com a iniciativa privada – o Novo Ceasa.

PROPOSTAS. As entidades que integram o Conselho do Agro, entre elas a Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), aprovaram a elaboração de um documento com as principais reivindicações do setor, que deverá ser entregue aos candidatos à Presidência da República. O objetivo é colaborar com a implementação de políticas públicas de médio e longo prazos e estabelecer um programa para o agronegócio até 2030. A medida foi acertada durante reunião do Conselho, em Brasília, dia (15/3), na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

FRANGO. As recentes fortes altas das cotações do milho e do farelo de soja e as quedas nos valores do frango vivo têm deixado o setor avícola em alerta. Esse cenário tem reduzido o poder de compra de produtores frente a esses insumos, que integram os principais custos do setor. Segundo a Equipe de Grãos do Cepea, apesar do período de colheita da safra de verão de milho e dos bons volumes ainda em estoques, a retração vendedora e incertezas quanto à segunda safra nacional e à produção argentina têm impulsionado os preços do cereal.

MANGA. O preço da variedade tommy caiu com força na semana (12 a 16/03) na região de Petrolina/Juazeiro (PE/BA). A queda contraria as expectativas dos produtores, que esperavam, para esta semana, valores bem maiores do que os que foram praticados nas últimas semanas. O motivo de surpresa por parte dos mangicultores é principalmente a baixa oferta da variedade, não só na região, mas em âmbito nacional, o que normalmente reflete em preços mais elevados.

(Texto(s): Cati, Secretaria de Agricultura S.Paulo, SNA, Cepea/Esalq, HFBrasil)
Agro Cartoons, www.agro-cartoons.blogspot.com.br
Email: mauricio.picazo.galhardo@hotmail.com.