AgroNotícias por Mauricio Picazo Galhardo | O Democrata

TRIGO

O mundo vive um período delicado quanto à segurança alimentar e o Brasil, por sua vez, pode aproveitar esse momento e fazer dele uma oportunidade para de importador ser exportador de trigo, disse, o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, que participou do início oficial da colheita do trigo no Paraná, ao lado do presidente da Coopavel Dilvo Grolli, do prefeito Leonaldo Paranhos e do coordenador geral do evento, Rogério Rizzardi, além de outras autoridades.

PARANÁ

3,9 milhões de toneladas de trigo. Esse é o recorde da safra de grãos nesta temporada no estado do Paraná. Os dados são do Departamento de Economia Rural, o valor representa um ajuste positivo em relação aos 3,86 milhões de toneladas registrados no mês anterior. Para o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Sérgio Souza (MDB-PR), o resultado é extremamente positivo para o setor. 

PRODUÇÃO

As primeiras projeções para a produção total de grãos para a safra 2022/23 apontam para uma colheita de 308 milhões de toneladas. O resultado é impulsionado, principalmente, pelo bom desempenho dos mercados de milho, soja, arroz, feijão e algodão. “Apesar do aumento nos custos de produção, as culturas ainda apresentam boa liquidez e rentabilidade para o produtor brasileiro”, esclareceu o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Guilherme Ribeiro. 

BRASIL

O ministro da Agricultura, Marcos Montes, participou, em Brasília, do Seminário de Inovação e Sustentabilidade no Cooperativismo, promovido pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e Canal Rural. No evento, o ministro ressaltou que os produtores rurais brasileiros já vêm adotando técnicas sustentáveis nas lavouras e na pecuária. Segundo ele, como importante player mundial na produção de alimentos, o Brasil tem condições de ampliar a produtividade, com inovação e tecnologia, nos próximos anos sem a abertura de novas áreas.

IRRIGAÇÃO

Foi aberta consulta pública com objetivo de colher sugestões e promover o diálogo entre a administração pública e o cidadão sobre o documento executivo do Programa Nacional de Agricultura Irrigada (Irriga+Brasil). O objetivo é permitir a ampla divulgação da proposta do Irriga+Brasil, de forma a possibilitar a manifestação de órgãos, entidades representativas, pessoas físicas e jurídicas interessadas no tema.

OFERTA

Ao participar da abertura do 9º Congresso Brasileiro de Fertilizantes, em São Paulo, o ministro da Agricultura, Marcos Montes, defendeu que o comércio de fertilizantes não seja restringido ou sofra sanções em razão de conflitos internacionais, principalmente pelo conflito envolvendo Rússia e Ucrânia. O ministro destacou que a falta desses insumos, fundamentais para lavouras, afetam diretamente a produção de alimentos.

FOOD AFRICA

As empresas brasileiras poderão participar do Pavilhão Brasil na Food Africa 2022, feira internacional que ocorrerá entre os dias 5 e 7 de dezembro deste ano em Cairo, Egito. O Pavilhão Brasil é coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Considerada como a maior feira internacional comercial do continente africano, a Food Africa é voltada para o ramo de alimentos e agroindústria.

PARTICIPAÇÃO

Entre os dias 15 e 19 de agosto, nas cidades de Montevidéu, no Uruguai, e Buenos Aires, na Argentina, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) participou do Encontro Latino-Americano de Gestores de Centrais de Abastecimento. O evento discutiu o combate ao desperdício de alimentos e a comercialização e geração de negócios entre países como Brasil, Uruguai, Argentina, Bolívia, Peru e México.  

BORRACHA

Quando pensamos na extração de látex, matéria-prima para inúmeros artefatos de borracha, é comum imaginarmos que o cultivo das seringueiras – a heveicultura – esteja localizada apenas no norte do Brasil, que viveu, no século 19, o auge do Ciclo da Borracha. No entanto, o Estado de São Paulo, onde as seringueiras foram introduzidas em 1917, é hoje o maior produtor de borracha natural do País. (Com informações de assessorias)

* Mauricio Picazo Galhardo tem 65 anos, é jornalista. Esteve por dois anos morando no exterior; na República Oriental do Uruguai, República do Paraguai e República Argentina. Em 2013 se interessou pelo setor agropecuário, e agora tem esta coluna semanal de noticias da agropecuária em geral. Também é o autor do quadrinho semanal Agro-Cartoon, publicado no site: www.agro-cartoons.blogspot.com.br. Email: mauricio.picazo.galhardo@gmail.com

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.