AgroNotícias por Mauricio Picazo Galhardo | O Democrata

AMPLIAÇÃO

O ministro da Agricultura, Marcos Montes, participou da abertura da quarta edição do International Fish Congress & Fish Expo Brasil (IFC), em Foz do Iguaçu (PR), um dos principais eventos do setor aquícola. No evento, Montes destacou que umas das metas é abrir novos mercados para o pescado brasileiro. Entre janeiro e junho deste ano, as exportações da piscicultura brasileira dobraram em valor e cresceram 14%, totalizando US$ 14 milhões e quase 5 mil toneladas, segundo informativo sobre Comércio Exterior da Piscicultura, produzido pela Embrapa.

COOPERAÇÃO

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil e o Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai assinaram dia (1º) um memorando de entendimento de cooperação em Defesa da Agropecuária. Os ministros dos dois países, Marcos Montes e Fernando Mattos, se reuniram durante a 45º Expointer, em Esteio (RS). 

REGISTRO

Os produtores rurais de todo Brasil já podem se planejar para providenciar a documentação do maquinário utilizado na produção, por meio do Registro Nacional de Tratores e Máquinas Agrícolas (Renagro), regulamentado neste ano por Decreto do Governo Federal. O registro começa a valer a partir de 30 de setembro e poderá ser efetuado pelo ID Agro, uma plataforma digital desenvolvida pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA) em conjunto com o Ministério da Agricultura.

ALIMENTAÇÃO

A insegurança alimentar é, sem dúvidas, uma das principais preocupações mundiais do século 21, e possui no Brasil e no mundo algo em comum: a urgência em erradicá-la. O índice no país é de 36% (33,1 milhões de pessoas), maior que a média mundial, que ficou em 35% em 2021. Diante disto, a Frente Parlamentar da Agropecuária trabalha para transformar o cenário e projetar um futuro mais sustentável e desenvolvido.

TRIGO

O Brasil vai ser tornar autossuficiente na produção de trigo em até cinco anos. A estimativa é do presidente da Embrapa, Celso Luiz Moretti. Ele falou ao programa Brasil em Pauta, comandando pelo jornalista Roberto Camargo, na TV Brasil. “Esse ano nós temos uma demanda estimada de 13 milhões de toneladas, mas o Brasil já vai produzir nove milhões de toneladas. Ou seja, nós acreditamos que, com essa velocidade, com esse crescimento que estamos vendo nos últimos anos é possível que em cinco anos o Brasil seja autossuficiente na produção de trigo”.

EX-MINISTRA

A evolução e as inovações do agro brasileiro são alguns dos temas em destaque na obra coletiva “Direito & Agronegócio, Ambiente de Negócios e Competitividade – Estudos em Homenagem à Tereza Cristina” (Quartier Latin). Em fase de pré-venda, o livro reúne uma série de textos assinados por autoridades e especialistas em agronegócio, que têm como referencial o trabalho desenvolvido pela ex-ministra da Agricultura à frente do governo. 

MERCOSUL

O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, participou da reunião do Conselho Diretivo da Federação das Associações Rurais do Mercosul (Farm), em Esteio (RS). O encontro aconteceu na Casa do Sistema Farsul, durante a 45ª edição da Expointer, com a presença de autoridades e presidentes de federações estaduais do Brasil e presidentes das federações rurais da Argentina, Uruguai e Paraguai. 

PRODUÇÃO

A produção paulista de cana-de-açúcar é estimada em 283,4 milhões de toneladas, volume 5,06% inferior ao da safra passada e 5,96% menor que a projeção do levantamento anterior, segundo previsão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a safra de 2022/23, com dados elaborados pelo Departamento Econômico da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP).

FOME INFANTIL

O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) fez parceria com 42 estados e territórios em todo o país para fornecer benefícios de compra de alimentos no verão para famílias com crianças. Esses estados e territórios fornecerão cerca de US$ 12,5 bilhões em benefícios temporários de nutrição para aproximadamente 32 milhões de crianças. A fome no verão sempre foi um problema quando as escolas fecham, mas a transferência eletrônica de benefícios, comumente conhecida como EBT, é uma maneira comprovada de ajudar as famílias a arcar com os custos dos alimentos.

(Com informações de assessorias)

*Mauricio Picazo Galhardo é jornalista. Esteve por dois anos morando no exterior; na República Oriental do Uruguai, República do Paraguai e República Argentina. Em 2013 se interessou pelo setor agropecuário, e agora tem esta coluna semanal de noticias da agropecuária em geral. Também é o autor do quadrinho semanal Agro-Cartoon, publicado no site: www.agro-cartoons.blogspot.com.br. Email: mauricio.picazo.galhardo@gmail.com

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.