AgroNotícias por Mauricio Picazo Galhardo | O Democrata

ARMAZENAGEM

Alguns setores especializados do agro preveem, para o início da próxima década, uma safra de 500 milhões de toneladas de grãos. Porém, para esta produção, a estimativa é de um déficit de armazenagem de 270 milhões de toneladas, informou o diretor técnico da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Chequer Jabour Chequer.

MILHÕES DE TONELADAS

A produção brasileira de grãos na safra 2021/22 está estimada em 271,2 milhões de toneladas, um acréscimo de quase 14,5 milhões de toneladas, quando comparada ao ciclo anterior, como aponta o 12º Levantamento da Safra de Grãos publicado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). “Embora tenha passado por adversidades climáticas em algumas regiões produtoras, principalmente nos estados da região Sul do país, esta é a maior colheita já registrada dentro da série histórica de produção de grãos no Brasil”, ressalta o presidente da Conab, Guilherme Ribeiro.

ABASTECIMENTO E EXPORTAÇÃO

O diretor executivo de Informações Agropecuárias e Políticas Agrícolas (Dipai) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Sergio De Zen, estimou em 308 milhões de toneladas a colheita de grãos para a próxima safra. Ele participou de reunião do Conselho Superior do Agronegócio (Cosag) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Ainda que a produção não faça, necessariamente, cair o preço dos alimentos, deverá trazer alívio para a população e para os produtores brasileiros.

INDICAÇÃO GEOGRÁFICA

A Superintendência Federal de Agricultura de São Paulo (SFA-SP) está buscando uma aproximação com cursos de gastronomia e cozinha no estado para estimular futuros chefs a utilizar produtos com indicação geográfica (IG) em suas criações. A ideia é fortalecer o conceito e a identificação dos selos de denominação de origem e de indicação de procedência, os dois tipos previstos na legislação brasileira sobre o tema.

PESCA

Após a divulgação das instituições selecionadas para compor os Comitês Permanentes de Gestão da Pesca e do Uso Sustentável dos Recursos Pesqueiros (CGPs), a Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, divulgou o cronograma previsto para realização das primeiras reuniões dos 10 comitês permanentes para o quadriênio de 2022 a 2026. 

CUSTOS

A Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu esta semana para discutir, entre outros temas, os custos internacionais de produção de grãos. O pesquisador Mauro Osaki, do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), fez um comparativo sobre os custos de produção no Brasil e em outros países.

ESTADO

A produção agrícola brasileira tem sido afetada pelo ativismo judiciário dos poderes executivo e legislativo. A declaração é do produtor rural e ex-ministro da Agricultura, Antonio Cabrera Mano Filho. “É extrema a judicialização da nossa agricultura”, destacou o empresário durante palestra no IV Congresso Nacional de Direito Agrário, realizado na PUC de Porto Alegre (RS). “O maior inimigo do agro brasileiro atualmente é o Estado como instituição, com os três poderes”, reforçou o ex-ministro.

OPORTUNIDADES

O processo de digitalização no agro, que continua a avançar com as novas tecnologias, está abrindo várias oportunidades de trabalho no setor. Segundo analistas, atualmente há cinco vagas para cada profissional disponível no mercado. Uma pesquisa realizada pela Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), mostra que “a digitalização permite que a agricultura familiar se profissionalize, criando novos canais de acesso aos mercados consumidores e auxiliando no acesso à informação necessária para a gestão do empreendimento”.

CAR

A Sociedade Rural Brasileira e a Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo promoveram uma reunião para apresentar os ‘Avanços e Desafios do CAR (Cadastro Ambiental Rural) e do PRA (Programa de Regularização Ambiental) no Estado de São Paulo’. A boa notícia é que o estado de São Paulo está com 95% dos cadastros do CAR analisados, somando um pouco mais de 379 mil registros de 645 municípios paulistas. (Com informações de assessorias)

*Mauricio Picazo Galhardo tem 65 anos, é jornalista. Esteve por dois anos morando no exterior; na República Oriental do Uruguai, República do Paraguai e República Argentina. Em 2013 se interessou pelo setor agropecuário, e agora tem esta coluna semanal de noticias da agropecuária em geral. Também é o autor do quadrinho semanal Agro-Cartoon, publicado no site: 

www.agro-cartoons.blogspot.com.br. Email: mauricio.picazo.galhardo@gmail.com

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.