AgroNotícias por Mauricio Picazo Galhardo | O Democrata

MERCOSUL-SACU. Acordo Mercosul – Sacu (União Aduaneira formada pela África do Sul, Namíbia, Botsuana, Lesoto e Suazilândia) assegura preferências tarifárias a mercadorias brasileiras. Pela primeira vez, uma missão comercial de prospecção brasileira esteve nas cidades de Johannesburgo (África do Sul), Gaborone (Botsuana) e Windohoek (Namíbia) com objetivo de promover produtos do agronegócio com foco, principalmente, em lácteos (leite em pó, queijos, iogurtes, requeijão) para ampliar as exportações. A missão se encerrou no domingo (1º de julho).

DOENÇAS-PERIGO. Viajantes que vão ao exterior com seus animais de estimação correm o risco de trazer doenças capazes de contaminar o plantel brasileiro. O alerta é da Coordenação de Trânsito e Quarentena Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), atenta à movimentação mais intensa do trânsito de pets em julho, no período de férias. O risco não ocorre com cães e gatos, mas com papagaios, periquitos, canários e calopsitas. São doenças como a influenza aviária ou Newcastle que podem afetar esses animais, explicou a médica veterinária Fernanda Ferreira e Castro. E que podem, segundo ela, trazer riscos para a produção avícola nacional.

COMPRAS PÚBLICAS. Cerca de 80 participantes, entre produtores rurais e representantes de prefeituras municipais, estiveram reunidos na cidade de Leme, para participar do Seminário de Compras Públicas. O encontro, foi promovido pelas CATI Regionais Araraquara e Limeira. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Lei 11.947, de 16 de junho de 2009, determina que, no mínimo, 30% do valor repassado aos estados, municípios e Distrito Federal pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o PNAE deve ser utilizado na compra dos gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar.

NOVOS SUCOS. O Ministério da Agricultura, está elaborando Padrões de Identidade e de Qualidade (PIQs) necessários para o lançamento de novos sucos no mercado. Entre os produtos que o consumidor passará a ter à sua disposição estão os sucos de graviola, cereja, groselha, framboesa, kiwi, carambola, lichia, bacuri e buriti. Até então, esses sabores de frutos considerados exóticos ou tropicais, estavam disponíveis apenas nos cardápios de lanchonetes e de restaurantes que utilizavam as próprias frutas ou polpas para produzir o suco.

PADARIA ARTESANAL. A primeira-dama do Estado e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Lúcia França, recebeu no Palácio dos Bandeirantes, 30 kits de equipamentos destinados ao Projeto Padaria Artesanal, doados pela Associação Paulista de Avicultura (APA). O secretário de Agricultura e Abastecimento, Francisco Sergio Ferreira Jardim, acompanhou a entrega dos kits pelo presidente da APA, Érico Pozzer, e empresários do setor avícola.

TANGERINA-PONCÃ. A safra de tangerina poncã está se aproximando do final no estado de São Paulo, com apenas algumas lavouras que ainda têm volumes para serem colhidos no começo deste mês. Como esperado por agentes consultados pelo Cepea, a safra de poncã paulista foi menor em 2018, em volume.

HORTALIÇAS. Para conhecer um pouco sobre o cultivo de hortaliças, um grupo de adolescentes com síndrome de down visitou o espaço rural da Embrapa Hortaliças (Brasília, DF), na segunda quinzena de junho. Ao invés das sessões terapêuticas tradicionais, eles colocaram a mão na massa para produzir suas próprias mudas e se surpreenderam ao ver as diversas fases de crescimento das hortaliças. Os adolescentes são pacientes do CrisDown, um centro de tratamento especializado que funciona no Hospital Regional da Asa Norte, vinculado à Secretaria de Saúde do Governo do Distrito Federal.

BALDE CHEIO. Produtores de leite do sul de Minas Gerais que já conseguiram solucionar o problema de alimentação das vacas leiteiras e aumentar a produtividade seguem agora outro caminho. O Balde Cheio é uma iniciativa da Embrapa que busca capacitar técnicos em extensão rural para dar assistência a produtores de leite. Tradicionalmente, a pecuária leiteira é praticada por pequenos produtores, pouco tecnificados, que enfrentam muitas dificuldades no Brasil.

EDITOR. O jornalista Mauricio Picazo Galhardo tem 61 anos, é paulistano do bairro do Brás. Esteve por dois anos morando no exterior; na República Oriental do Uruguai, República do Paraguai e República Argentina. Em 2013 se interessou pelo setor do agronegócio, onde agora tem esta coluna semanal de noticias do agronegócio em geral. Também é o autor do quadrinho semanal Agro-Cartoon, publicada no site: www.agro-cartoons.blogspot.com.br. mauricio.picazo.galhardo@hotmail.com. (Texto(s): Mapa, Cati, Secretaria da Agricultura, Cepea, Embrapa)

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.