AgroNotícias por Mauricio Picazo Galhardo

“Futuro da agricultura tropical para a sociedade” é o tema do ESALQSHOW 2018
Fórum de Inovação para o Agronegócio Sustentável será entre os dias 9 e 11 de outubro, no campus da USP ESALQ, em Piracicaba (SP), e discutirá o tema central em diversos eventos
Com a proposta de estimular inovações, o empreendedorismo e fomentar novas parcerias, o ESALQSHOW 2018, Fórum de Inovação para o Agronegócio Sustentável, será nos dias 9, 10 e 11 de outubro, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP ESALQ), em Piracicaba (SP). “Futuro da agricultura tropical para a sociedade” é o tema central que norteará a edição deste ano do evento e será abordado nos diversos eventos que integram a programação do Fórum, com o objetivo de conectar profissionais e lideranças nacionais e internacionais, estimulando a cooperação na busca por soluções frente aos grandes desafios e oportunidades da agricultura, pecuária e do agronegócio como um todo.

No dia 9 de outubro, a cerimônia oficial de abertura contará com a palestra central “O Futuro da Agricultura Tropical para a Sociedade”, que abrangerá de forma ampla o contexto para os debates e discussões dos diferentes temas que serão tratados mais profundamente ao longo do ESALQSHOW. No mesmo dia, também ocorrerá o Encontro de Lideranças em Agricultura, com representantes de universidades, centros de pesquisa, associações e outras instituições do Brasil e do exterior com a finalidade de contextualizar de maneira ampla, estratégica e global a visão de cada entidade sobre o tema da palestra central. No encontro, os especialistas elencarão os desafios, iniciativas, planos e ideias, incluindo as necessidades em formação de futuros talentos.

Para o presidente do Conselho do ESALQSHOW, Roberto Rodrigues, os concorrentes do Brasil investem vigorosamente em agronegócio e é fundamental que as lideranças do País se atentem para a competitividade e apóiem o desenvolvimento. “Na dura disputa global que pode transformar o Brasil no campeão mundial da segurança alimentar e da paz, visto que não haverá paz onde houver fome, não há a menor dúvida que conquistar a taça depende de inovação e tecnologia”, aponta.

Segundo Rodrigues, o evento em 2018 será uma vitrine de tecnologia tropical sustentável guiada pela demonstração de inovações e das startups agro. “Teremos um evento de grande alcance do qual valerá a pena participar, pois trará discussões entre os principais representantes do setor público e privado sobre como avançar ainda mais do que já temos feito”, completa.

“O ESALQSHOW vem para fortalecer e expandir o papel da USP ESALQ e seus parceiros, bem como ampliar a integração entre universidades e demais setores que envolvem todo o agronegócio. O evento é uma forma de dar visibilidade às iniciativas da academia e também mostrar ao público diversas novidades em produtos, serviços e projetos. Essa é a oportunidade de captar novas demandas do mercado para inovações tecnológicas, desenvolvimento de pesquisas conjuntas e formação de recursos humanos, num ambiente dinâmico”, afirma o diretor da USP ESALQ, Luiz Gustavo Nussio.
FONTE: Autoria: Tamara Horn / Attuale Comunicação
Mauricio Picazo Galhardo /[email protected]