AgroNotícias por Mauricio Picazo Galhardo | O Democrata

SATÉLITE. O agronegócio brasileiro ganhou um precioso apoio vindo das alturas. Cooperação entre a Embrapa e a Força Aérea Brasileira (FAB) vai viabilizar a operação do Carponis-1, satélite brasileiro de alta resolução, capaz de gerar imagens com detalhes de até 70 cm e de dar uma volta ao redor do planeta a cada uma hora e meia. Para se ter uma ideia do ganho com a escala submétrica, nas imagens com resolução de quatro metros, cada pixel equivale a uma área de 16 metros quadrados.

INSPEÇÃO DIÁRIA. A futura ministra da Agricultura, Tereza Cristina, quer alterar o processo de inspeção de carnes e derivados produzidos no País, acabando com a fiscalização diária do governo. A medida beneficia principalmente os frigoríficos, hoje submetidos a auditorias diárias feitas pelo servidores públicos do ministério. As regras de vigilância sanitária determinam que é função do governo – e não do produtor de carne – fazer a inspeção sanitária diária da carne, desde antes do abate dos animais até a sua produção para consumo.

ALIMENTOS. O CEO da Companhia das Cooperativas Agrícolas do Brasil (CCAB Agro S.A.), Jones Yasuda, ressaltou, durante um encontro em Paris, o papel estratégico que o País possui na produção de alimentos que cumpre uma demanda a nível global. Na oportunidade Yasuda e Blandinieres reiteraram a importância que o Brasil possui em relação à agricultura global e também sobre os dados da FAO que indicam que o País terá que garantir a alimentação de 400 milhões de pessoas a mais do que já oferece, daqui a dez anos.

PREÇOS. Dos produtos analisados, 9 sofreram aumento de preços, com destaque para a batata que apresentou alta de mais de 37%. As carnes bovina e de frango tiveram seus preços reduzidos. Em novembro de 2018, o índice que mede a variação dos preços recebidos pelos produtores paulistas (IqPR), registrou alta de 0,11%, na comparação com o mês anterior, informa o Instituto de Economia Agrícola (IEA), instituição de pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

ESTADOS UNIDOS. Líderes do Congresso e a Casa Branca não conseguiram fechar um acordo orçamentário na sexta-feira dia (21-12), resultando em uma paralisação parcial do governo no sábado. Enquanto alguns programas ainda são financiados até 30 de setembro de 2019, outros departamentos – incluindo o USDA – vencem à meia-noite. Na sexta-feira, o secretário de Agricultura dos EUA, Sonny Perdue, detalhou quais funções do USDA permanecerão disponíveis no caso de um lapso no financiamento do governo.

ALIMENTOS ARTESANAIS. Para discutir os requisitos de definição de alimentos artesanais e a regulamentação do selo ARTE, a Confederação da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) participou, na terça (18), da primeira reunião do grupo de trabalho criado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para debater o tema. A definição do conceito desses produtos para a criação da identificação do selo ARTE atende à Lei 13.680/2018.

CAFÉ NA CHINA. Crescimento econômico do país motivou incremento do consumo de café que passou de 300 mil para 3,8 milhões de sacas na última década. O consumo de café na China, na última década, teve um aumento bastante expressivo ao atingir volume equivalente a 3,8 milhões de sacas de café no ano-cafeeiro 2017-2018.

LEITE. A posição do Brasil no cenário da produção de leite mostra uma performance competitiva no mercado internacional. Um estudo lançado nesta quinta-feira (20) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) revelou que o país é responsável por cerca de 7% do leite produzido no mundo e é o quinto maior produtor mundial. Segundo o documento, Minas Gerais é o maior estado produtor, com 27% da produção nacional.

AVICULTOR. O poder de compra do avicultor paulista consultado pelo Cepea em relação aos principais insumos utilizados na cadeia avícola recuou em um ano – frente ao milho, a queda é de 21% e ante ao farelo de soja, de 24%. No entanto, especificamente em dezembro, o poder de compra segue em alta, refletindo o aumento nas cotações da proteína e a desvalorização do farelo de soja neste mês.
Veja também o Agro Cartoon, www.agro-cartoons.blogspot.com.br
(Texto(s): SNA – Sociedade Nacional de Agricultura, Jornal do Comércio, Agrolink, Secretaria da Agricultura, USDA, CNA – Confederação Nacional da Agricultura, Embrapa, Conab, Cepea)

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.