AgroNotícias por Mauricio Picazo Galhardo

AGRICULTURA FAMILIAR
O Ministério da Agricultura, apoiou a realização da 47ª Abav Expo, em São Paulo, e do 27º Agrinordeste, em Olinda (PE). Segundo o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo, Fernando Schwanke, do Ministério, os eventos são importantes para garantir que haja mercado para a produção da agricultura familiar.

INOVAÇÃO 
Cientistas colocaram os sabores da Amazônia em balas de gelatina, bebidas mistas, barrinhas multifuncionais e salgadinhos. Todos sem conservantes, nutritivos, funcionais e prontos para o consumo. Eles são resultados de uma pesquisa da Embrapa que desenvolveu balas de gelatina de açaí, blends (sucos mistos prontos para consumo) com misturas de frutas nativas do bioma, snacks (salgadinho) à base de farinha de pupunha e mandioca e barrinhas multifuncionais de tapioca, castanha e açaí.


FLORESTAS

O setor de florestas plantadas para fins industriais alcançou uma receita total de R$ 86,6 bilhões em 2018, o que representa um crescimento de 13,1% em relação ao ano anterior. A indústria de produtos florestais apresentou uma participação de 1,3% do PIB e 6,9% do PIB industrial, desempenho maior do que outros setores da indústria e agropecuária. 


BRASIL RURAL

Com o objetivo de orientar as ações governamentais voltadas para o desenvolvimento sustentável de “territórios rurais” do País, promover e estimular a superação da pobreza e das desigualdades sociais, a Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA) aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei, que cria a Política de Desenvolvimento do Brasil Rural (PDBR).

PESQUISA
Em audiência pública, foi discutida a importância dos investimentos em ciência e pesquisa no setor agrícola na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados. A reunião contou com a participação do presidente da Embrapa, Celso Luiz Moretti, do secretário adjunto de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do MAPA, do ex-ministro da Agricultura Alysson Paulinelli, além dos membros da FPA.

FRANGO
Paulatinamente (mas com uma velocidade inesperada em se tratando dos últimos dias do mês), a diferença de preços do frango vivo existente entre São Paulo e Minas Gerais vai desaparecendo. Nove dias atrás, o produto ofertado no mercado mineiro estava 25 centavos mais barato que o do interior paulista. Agora, essa diferença caiu para apenas 5 centavos. 

TRATORISTAS
O portal Agrolink publicou que o objetivo de inserir as mulheres cada vez mais no setor agrícola, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e o Núcleo Mulheres do Agro – Oeste da Bahia promoveram o curso de Operação e Manutenção Básica de Trator Agrícola, em Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia. Durante cinco dias, as participantes receberam noções teóricas e práticas sobre o funcionamento do maquinário. 

JABUTICABA

Conhecida por sua extensiva produção de jabuticaba, a região do Distrito de Nova Fátima, em Hidrolândia-GO, sediou pela primeira vez a Festa da Jabuticaba, no sábado (21), na Praça da Matriz. O evento foi produzido pelo Sindicato Rural de Hidrolândia, em parceria com a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e outras entidades.


ESTADOS UNIDOS

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos está investindo US$ 144 milhões para melhorar a infraestrutura de água rural em 25 estados. O USDA está investindo em 45 projetos por meio do programa de Empréstimos e Descarte de Água e Resíduos. Os candidatos elegíveis incluem cidades e vilas rurais. Eles podem usar os recursos para sistemas de água potável, drenagem de águas pluviais e eliminação de resíduos em comunidades rurais com 10.000 habitantes ou menos. Um exemplo para o Brasil. É o estado ajudando o homem do campo.

FUNRURAL

O passivo do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural) e o endividamento agrícola  foram discutidos na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados. Por quase uma década, o Supremo Tribunal Federal disse que o Funrural era inconstitucional e não precisava ser recolhido. Em 2017, no entanto, o Supremo entendeu que o tributo é constitucional.

Email: [email protected]