Anta grávida é morta dentro de Parque Estadual em Ibiúna – O Democrata

Na manhã deste sábado, uma anta (Tapirus terrestris) fêmea adulta foi encontrada ferida em área do Parque Estadual Jurupará, em Ibiúna. A provável causa da ferida foi um tiro disparado por um caçador. Equipes do setor de Meio Ambiente e da GCM da cidade foram acionadas e socorreram o animal, que foi levado para o Núcleo da Floresta, localizado em São Roque.

Quando a anta ferida chegou ao Núcleo da Floresta, os profissionais iniciaram imediatamente os procedimentos de salvamento. Infelizmente, apesar de todos os esforços, o animal não resistiu e veio a falecer. Durante a necropsia, foi constatado que a anta esperava um filhote.

A GCM de Ibiúna agora inicia investigações para se tentar localizar e punir judicialmente o responsável pelo tiro que matou a Anta. O crime de caça ilegal é uma ameaça constante à preservação da fauna e é importante que sejam tomadas medidas para coibir esse tipo de atividade.

O Núcleo da Floresta agradeceu a todos pelos esforços na tentativa de salvar o animal. A Dra. Aline pelo apoio, aos estagiários, ao Rubens da GCM e aos parceiros da SMMA de Ibiúna, Rafael e João, pelo empenho no resgate. Embora o resultado tenha sido infeliz, o trabalho em equipe e a dedicação dos profissionais envolvidos foi importante para o alerta à sociedade.

A morte da anta é uma perda triste para a natureza e um lembrete da importância de proteger a fauna e seu habitat. Todos precisamos cuidar da natureza e preservar seus seres vivos para as gerações futuras. A investigação da GCM visa garantir que a justiça seja feita e que casos similares não ocorram no futuro.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2025 - O Democrata - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.