A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento e a suspensão da comercialização de um lote da água mineral Crystal sem gás após a identificação da bactéria Pseudomonas aeruginosa em análises laboratoriais.
Segundo informações divulgadas pelo g1 nesta quarta-feira (3), a medida atinge o lote LZ1 VAL200127 3 P 200126, fabricado pela Mineração Bom Jesus Ltda., em Luziânia (GO), empresa integrante do Sistema Coca-Cola.
De acordo com a fabricante, o lote reúne 374,4 mil garrafas de 500 ml, produzidas em 20 de janeiro de 2026 e com validade até 20 de janeiro de 2027. As unidades foram distribuídas principalmente no Distrito Federal, além de Goiás, interior de São Paulo e Tocantins.
A investigação começou após uma coleta de rotina da Vigilância Sanitária do Distrito Federal. A presença da bactéria foi identificada pelo Lacen-DF e confirmada posteriormente por contraprova prevista nos procedimentos do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).
Com a confirmação, a vigilância local interditou o lote e comunicou o caso à Anvisa, que determinou o recolhimento do produto.
A agência orienta que consumidores que possuam unidades do lote afetado não realizem o consumo e aguardem orientações da fabricante sobre devolução e reembolso.
Segundo a empresa, não há registros de reclamações de consumidores relacionadas ao lote nos canais oficiais de atendimento.


