Aprovado Projeto de Lei de autoria da Dra. Cláudia Pedroso que institui o Maio Furta-Cor | O Democrata

Foi aprovado por unanimidade durante Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada na noite de segunda-feira, dia 09, o Projeto de Lei nº 54/2022-L, de autoria da vereadora Dra. Cláudia Pedroso, que institui o mês Maio Furta-Cor, dedicado as ações de conscientização e incentivo ao cuidado e promoção da saúde mental materna.

A vereadora Dra. Claudia Pedroso, Presidente da Procuradoria Especial da Mulher na Câmara Municipal, comenta que propôs o Projeto de Lei com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna, diante do alarmante crescimento dos casos de depressão, ansiedade e, infelizmente, suicídio entre as mães. Isso ocorre porque pouca ou nenhuma atenção tem sido dada aos fatores que vêm contribuindo ao sofrimento mental das mulheres face às crescentes demandas da maternidade. “Pesquisadores e estudiosos sobre o tema estimam que uma em cada quatro mulheres sofre de depressão pós-parto, sendo que mais da metade dessas depressões já estão presentes na gestação, porém não são diagnosticadas, muito menos tratadas adequadamente e em tempo”, diz.

Dra. Cláudia Pedroso destaca que o “Maio Furta-Cor” passará a integrar o Calendário Oficial de Eventos.  “No mês de maio celebramos o Dia das Mães, um momento oportuno de fomentar discussões entorno das causas maternas e dos aspectos envolvidos nos crescentes índices de depressão, ansiedade, esgotamento e suicídio. O “Maio Furta Cor” foi inspirado na campanha promovida pelas idealizadoras: Drª Nicole Cristino (psicóloga clínica e perinatal) e Drª Patrícia Piper (médica psiquiatra e psicoterapeuta com atuação na perinatalidade), cuja atuação é de cunho gratuito, voluntário, espontâneo, inclusivo, democrático, horizontal, laico, desburocratizado, descentralizado, social, apartidário, transdisciplinar e colaborativo”, ressalta.

Segundo texto legal, as ações de conscientização, incentivo ao cuidado e promoção da saúde mental materna poderão ser desenvolvidas por meio de reuniões, palestras, cursos, oficinas, seminários, distribuição de material informativo, entre outras, sempre priorizando a conscientização da população sobre a importância da saúde mental materna e o incentivo aos órgãos da Administração Pública Municipal, empresas, entidades de classe, associações, federações e à sociedade civil organizada para se engajarem nas campanhas sobre o tema objeto desta Lei.

Marcha Furta-Cor

No próximo domingo, dia 15, às 9h, ocorre a Marcha Furta-Cor. A saída será na Praça da Matriz e a família toda pode participar, inclusive os bichinhos de estimação. Esse evento acontece simultaneamente em vários lugares do Brasil e do mundo.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados