A cidade de Araçariguama dará início, no dia 11 de agosto de 2026, ao projeto de implantação de uma unidade do Corpo de Bombeiros. A iniciativa prevê um investimento estimado em R$ 4 milhões para a construção e o aparelhamento da futura sede.

O projeto é liderado pela ALIA (Agência Local de Interesse de Araçariguama) e reúne empresas instaladas na região, além da parceria da Prefeitura de Araçariguama, responsável pela destinação de uma área pública para a implantação do equipamento, conforme previsto em Lei Municipal.
Projeto reúne setor privado, Prefeitura e entidades locais
Segundo a ALIA, a proposta foi estruturada por meio da cooperação entre iniciativa privada, poder público e associação sem fins lucrativos, com foco em desenvolvimento socioeconômico, segurança e planejamento estratégico.
A entidade destaca que esta é sua primeira grande iniciativa estruturante desde sua constituição, conectando empresas, instituições e poder público em torno de uma demanda considerada histórica para o município.
De acordo com Nancy Alemany, porta-voz da ALIA, o projeto busca fortalecer a segurança e contribuir para um ambiente favorável aos investimentos, além de gerar benefícios para a população.
Nova sede atenderá demandas de cidade em expansão
Nas últimas décadas, Araçariguama ampliou sua participação como polo industrial e logístico no Estado de São Paulo, atraindo empresas e expandindo sua relevância econômica na Região Metropolitana de Sorocaba.
Conforme informado no projeto, o diagnóstico que apontou a necessidade da unidade vem sendo desenvolvido há quatro anos pelo Grupo de Indústrias de Araçariguama (GIA), com participação de diferentes setores envolvidos nas discussões.
A futura sede do Corpo de Bombeiros deverá ampliar a capacidade de atendimento em ocorrências de emergência, incêndios urbanos, industriais e ambientais, além de ações de resgate, atendimentos pré-hospitalares, atividades de Defesa Civil, ações preventivas e apoio técnico à regularização de empreendimentos.
Campanha será lançada em agosto
O lançamento oficial da campanha para construção e aparelhamento da unidade ocorrerá em 11 de agosto e reunirá empresários, representantes da indústria, autoridades municipais e estaduais e convidados.
Durante o evento, os participantes poderão conhecer detalhes do projeto, interagir com a equipe técnica responsável e esclarecer dúvidas sobre a iniciativa.
A ALIA informou que pretende manter uma agenda permanente de projetos voltados ao desenvolvimento sustentável, à infraestrutura e à melhoria da qualidade de vida em Araçariguama.


