
Um dos mais tradicionais eventos culturais do Brasil será realizado após dois anos de interrupção por causa da pandemia. No dia 23 de outubro, as atenções das corporações musicais de todo o país, e de seu público apaixonado, estarão novamente voltadas para Caieiras, que em 2022 realizará o 31º Concurso de Fanfarras e Bandas de Caieiras “Cidade dos Pinheirais” – Edição especial de retomada.
Nessa edição especial de retomada, o Concurso de Fanfarras e Bandas de Caieiras contará com a participação de 10 corporações musicais e a Banda Marcial Municipal de São Roque conseguiu a classificação para o evento após avaliação entre 40 conjuntos, com 20,00 pontos e se apresentará juntamente com:
- Fanfarra e Banda da E.E. Prof. Cláudio Abrahão – 23,17
- Banda Musical do Caximba – 22,00
- Banda Marcial Sênior do Colégio Albert Einstein – 21,00
- Orquestra Municipal de Santa Isabel – 19,00
- Banda Municipal de Quiririm – 17,33
- Fanfarra Municipal Miyoji Kayo – 17,00
- Fanfarra Dora Peretti de Oliveira – 16,33
- Banda Municipal de Tremembé – 15,17
- Fanfarra Irmã Dina de Sion – 13,17
O evento será dividido em duas partes: a Etapa Competitiva na parte da manhã (no Estádio Municipal), quando os músicos se apresentam durante 15 minutos e são avaliados por um júri profissional, e a Parada Festiva à tarde (no Ecoparque de Caieiras) para entretenimento do público em geral. Serão condidos dois troféus: Troféu Marcelo Menegatti, para a maior nota do Aspecto Apresentação (pista) e Troféu José Branco Zuglian, para a melhor apresentação na Parada Festiva, inclusive com voto popular pela internet.
A Fanfarra Marcial Walther Weiszflog de Caieiras, além de ser parceira da Prefeitura na realização do evento, realizará sua tradicional apresentação especial no encerramento, que desta vez será na Parada Festiva no Ecoparque de Caieiras.
Para deixar o dia mais especial ainda, ao final da Etapa Competitiva na parte da manhã, no Estádio Municipal, componentes atuais e de todas as outras gerações da corporação caieirense se reunirão para tocar juntos, formando a Fanfarra Marcial Simples “Master” Walther Weiszflog de Caieiras, algo que teria acontecido na edição de 2020 em comemoração aos 50 anos da Fanfarra.
A edição de 2022 será muito especial, não somente pela retomada do evento, mas também pela realização da Prefeitura de Caieiras em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa de São Paulo – por meio do edital Tradição SP do Juntos pela Cultura, um programa da Secretaria com gestão e produção da Amigos da Arte, o que possibilitará o fornecimento do cachê para as corporações participantes.