Biblioteca Municipal de São Roque: 50 anos; O Democrata conta a história | O Democrata

A Biblioteca Pública Municipal de São Roque “Professor Arthur Riedel” comemora 50 anos de atividades neste sábado (9 de novembro). Durante a semana foram realizadas sessões de contação de histórias nos dias 4 e 5 e xadrez dourado (6). Nesta sexta-feira, às 14h, está programada uma conversa com autores e, amanhã (9 de novembro), uma festa especial às 14h no Centro Cultural Brasital “Engenheiro Mário Luiz Campos de Oliveira”.

O Jornal O Democrata registra a história da Biblioteca Municipal desde a criação em 21 de dezembro de 1961, quando o prefeito Mário Luiz Campos de Oliveira promulgou a Lei 463 de autoria do vereador Moacyr Victório. O artigo primeiro determinava que a biblioteca deveria ser instalada em 1962. No artigo seguinte, “enquanto não tiver prédio próprio para funcionar, fica o executivo autorizado a alugar um imóvel para sua instalação”.

Mas não foi bem assim. Somente 12 anos depois é que a Biblioteca Municipal finalmente foi inaugurada em 9 de novembro de 1974, ocupando duas salas na entrada do Paço Municipal, então na Rua Padre Marçal. Nesse espaço de tempo, alguns locais chegaram a ser cogitados. Entre eles, o prédio da Diretoria de Ensino na Avenida Tiradentes, onde até o início dos anos de 1970 funcionavam o Fórum e a delegacia. Porém, o prédio passou para a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

A escolha do professor Arthur Riedel (1888/1952) para patrono também foi iniciativa do vereador Moacyr Victório. Riedel é autor do livro “Hei de Vencer”, um dos primeiros best-sellers brasileiros de autoajuda, mas principalmente por manter um relação com a cidade e a doação de livros para a instalação da própria biblioteca. O filho Diaulas Riedel, que faleceu em 1997, esteve na inauguração e em outras oportunidades, além de realizar diversas doações. A família é responsável pelo Grupo Editorial Pensamento.

O Arquivo Vivo resgata alguns momentos dos 50 anos da Biblioteca Municipal de São Roque: o início na Rua Padre Marçal, a mudança para a Rua Alfredo Salvetti em 1982 e, finalmente, a transferência para a Brasital em 1992.

Vander Luiz

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.