Bolsonaro alfineta Lei Rouanet e gera polêmica após vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro – O Democrata

No dia 6 de janeiro de 2025, o ex-presidente Jair Bolsonaro utilizou suas redes sociais para alfinetar a Lei Rouanet, um dia após a atriz brasileira Fernanda Torres ser premiada como Melhor Atriz de Drama no Globo de Ouro por sua atuação no filme “Ainda Estou Aqui”.

Foto: Reprodução/Agência Brasil

Em sua conta na rede social X, Bolsonaro compartilhou um vídeo de um internauta reclamando sobre a infraestrutura de balsas em Goiânia. Na legenda, ele afirmou: “Parece vídeo repetido, mas não é. Outro brasileiro denunciando a volta da ‘indústria das balsas’. O investimento em infraestrutura é rechaçado pela gestão Lula e, coincidentemente, jamais cobrado por outros governantes de outrora. Enquanto isso, a Rouanet…”.

É importante destacar que o filme “Ainda Estou Aqui” não recebeu recursos da Lei Rouanet, conforme informações disponíveis.

A Lei Rouanet, oficialmente conhecida como Lei Federal de Incentivo à Cultura, permite que empresas e cidadãos destinem parte do Imposto de Renda devido para financiar projetos culturais no Brasil. Durante seu mandato, Bolsonaro frequentemente criticou a lei, alegando mau uso dos recursos públicos.

A vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro foi amplamente celebrada, destacando o talento brasileiro no cenário internacional. No entanto, as declarações de Bolsonaro reacenderam debates sobre o financiamento público da cultura e a eficácia da Lei Rouanet.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2025 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.