Brasiliana por Mauricio Picazo Galhardo | O Democrata

Então olhei para o campo e ví o Brasil …

– Quero saber apresenta:


” … o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), Fábio de Salles Meirelles, tem a expectativa de que Senado e Câmara dos Deputados retomem a tramitação da reforma tributária. “A modernização de nosso sistema de impostos deve pautar-se na simplificação e racionalização, a fim de elevar a eficiência e competitividade das empresas brasileiras”, enfatizou Meirelles. A Federação ressalta, ainda que, com uma carga tributária mais justa e adequada, o setor agropecuário poderá gerar ainda mais empregos e investimentos …”


* A Reforma Tributária é mais que necessária?

* Então é urgente?

* Já deveria ter sido votada?

O Brasil acumula quase 100 tipos de tributos. Estudo realizado pelo Banco Mundial mostra que, no Brasil, são necessárias 2.600 horas por ano para cumprir todas as normas e regras exigidas pelo sistema tributário. A média dos países desenvolvidos é de 120 horas   –     Foto: Ktsdesingn /Depositphotos

A expectativa é que a Proposta de Emenda à Constituição nº 110 que altera o Sistema Tributário Nacional esteja pronta para a deliberação dos 81 senadores ainda em fevereiro.  Entre outros pontos, está prevista a “unificação da base tributária do consumo”, com a criação de um imposto sobre valor agregado (IVA) dual. Pela proposta, o país terá um IVA para a União, com a unificação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), chamado de Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS); e um IVA para estados e municípios, unificando os impostos sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e sobre Serviços (ISS), com o nome de Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). O Brasil ocupa a 137ª posição numa lista com 181 países o ranking de facilidade para pagamento de impostos. É assustador, um espanto realmente. O que se espera é que o sistema de tributação se modernize para que sejam corrigidos problemas de natureza econômica e social.
– Por hoje é isto. Boa semana, saúde, forte abraço e até a próxima palavra Brasiliana. O Brasil somos nós.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados