Brasiliana por Mauricio Picazo Galhardo | O Democrata

 Então olhei para o campo e ví o Brasil …

– Quero saber apresenta:

” … As exportações da piscicultura brasileira continuam crescendo fortemente, segundo boletim periódico elaborado pela Embrapa Pesca e Aquicultura, de Palmas (TO), em parceria com a Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR). Em volume, os números foram 9.900 toneladas em 2021 e 6.700 toneladas no ano anterior, aumento de 49%. E em receita, foram US$ 20.7 milhões contra US$ 11.7 milhões em 2020, aumento de 78%. “Esse forte aumento das exportações verificado em 2021 reflete uma tendência de crescimento que vem acontecendo nos últimos anos”, disse Manoel Pedroza, pesquisador da Embrapa Pesca e Aquicultura na área de economia aquícola …”
* Comer peixe faz bem?

* O brasileiro come bastante peixe?

* A piscicultura ajuda nisso?

Os principais destinos do peixe brasileiro exportado em 2021 foram os Estados Unidos (com 64% de participação), a Colômbia (com 9%) e a China (com 8%) – Foto: Pinterest


Afinal, segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), o Brasil apresenta 8.400 km de costa marítima e 5,5 milhões de hectares em reservatórios de água doce, além de uma rica malha hidrográfica com rios e riachos, ou seja, as variações e opções para a piscicultura são muitas. De acordo com a EMBRAPA, os peixes mais cultivados no Brasil atualmente são: Norte: tambaqui, pirapitinga, tambatinga, pirarucu e jatuarana; Nordeste: tilápia; Centro-oeste: tambaqui, pacu e pintados; Sudeste: tilápia, pacu e pintados; Sul: carpas, tilápia e jundiá. Os peixes são ricos em vitaminas, cálcio, ferro e selênio. São fontes de cálcio e vitamina D, auxiliando na saúde óssea e prevenindo a osteoporose. Possuem vitaminas do complexo B que fortalecem o sistema nervoso e ajudam no crescimento e bom estado da pele, unhas e visão. 

– Por hoje é isso. Boa semana, forte abraço com, paz, saúde e felicidades. Até a próxima palavra Brasiliana.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados