Brasiliana por Mauricio Picazo Galhardo | O Democrata

Então olhei para o campo e ví o Brasil …

– Quero saber apresenta:

” …  o governo federal vai lançar na sexta-feira 11, o plano nacional de fertilizantes para ampliar a produção do insumo no país. Os fertilizantes, especialmente nitrogênio, fósforo e potássio, são largamente utilizados pelo setor agrícola brasileiro, mas 80% deles são importados, e a Rússia e a Bielorússia são dois dos principais fornecedores do produto ao Brasil. “Esse plano está pronto, não foi por causa desta crise. Isso nós pensamos lá atrás, de que o Brasil, uma potência agro, não poderia ficar nessa dependência, do resto do mundo, de mais de 80% nos três produtos, de vários países”, disse a ministra durante a live com Bolsonaro. Um grupo de trabalho chegou a ser formado há quase um ano e envolveu representantes de nove ministérios…”

* Depender do exterior para produtos necessários não é bom?

* Dependemos do NPK, fósforo, potássio e nitrogênio?

* O Canadá tem potássio?

 Preocupação com a dependência externa de fertilizantes é antiga – Foto: Agência Brasil


Desde 1997, a o pessoal do Ministério da Agricultura, vem estudando a dependência externa do Brasil a respeito dos fertilizantes, principalmente devido ao crescimento da produção agropecuária do país. Isso se tornou maior nos últimos anos. O presidente Jair Bolsonaro está coordenando para que haja uma ação conjunta de vários ministérios, porque o assunto é bem amplo. Alcança o ministério de ministério de Minas e Energía e outros. Será lançado em 11 de março, o Plano Nacional de Fertilizantes. O Brasil tem hoje três fábricas de fertilizantes, que alcança apenas 10% da necessidade do país. Nossa dependência é especialmente do potássio. O Brasil tem minas de potássio no estado de Sergipe e na Amazônia legal, perto do rio madeira. Ser tão dependente do exterior num produto tão necessário e importante não é bom.

– Por hoje é assim. Boa semana, forte abraço e até a próxima palavra Brasiliana. Paz, harmonia e sossego. Brasil: – somos nós.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados