Brasiliana por Mauricio Picazo Galhardo | O Democrata

 Então olhei para o campo e ví o Brasil …

– Quero saber apresenta:

” … A Embrapa, em parceira com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), desenvolve, desde a safra 2013/2014, um trabalho em diversas áreas agrícolas do Paraná para estimular a adoção do boas práticas agrícolas, o que inclui a adoção do Manejo Integrado de Pragas (MIP). Na safra 2019/20, enquanto a média de aplicação de inseticidas em lavouras de soja no Paraná foi de 3,9, as áreas que adotaram o MIP fizeram apenas 1,9 aplicações, em média. “Isso mostra que a adoção do MIP pode reduzir em 50% a aplicação de inseticidas”, ressalta o pesquisador Adeney de Freitas Bueno, que ministrou palestra sobre controle biológico de pragas. “O controle biológico é uma demanda crescente do mercado consumidor”, afirmou …”

* O controle biológico é natural?

* É mais econômico?

* É bom para as plantas?

A dependência da importação de fertilizantes e o alto custo, leva-nos a pensar em controle biológico nas lavouras brasileiras – Foto: Divulgação

O controle biológico é um método de luta contra as pragas como pragas, doenças ou ervas daninhas por meio de organismos vivos antagônicos, denominados agentes de controle biológico. Seu objetivo é manter as populações de organismos pragas abaixo de um limite de nocividade. De acordo com a CropLife Brasil, a indústria de produtos biológicos faturou, em 2021, R$1,8 bilhão, representando uma ampliação acima de 35% em relação ao ano de 2020. 

Se é possível e viável fazer; esse controle, é bom. A parte ecológica é muito importante, e também a economia. Os preços e a dependência brasileira de fertilizantes químicos leva-nos a pensar os controles biológicos. 

– Por hoje é isto. Boa semana, forte abraço com paz, saúde, tranquilidade e felicidade. Até a próxima palavra Brasiliana.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados