Câmera do Aeroporto Catarina registra queda de meteoro


Na noite da última segunda-feira, dia 11 de março, os céus sobre quatro estados brasileiros foram iluminados por um fenômeno astronômico. Uma câmera de observação do Aeroporto Catarina, em São Roque, registrou o momento em que um meteoro cortou o firmamento, deixando um rastro de luz.

O fenômeno não passou despercebido pelos observadores da Clima ao Vivo e da Bramon, que prontamente compilaram as imagens deslumbrantes que pintaram o céu da região Sul e São Paulo naquela noite.

A Bramon, Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros, uma organização sem fins lucrativos mantida por voluntários e colaboradores, assumiu a missão de registrar e analisar eventos astronômicos como esse. Com suas estações de monitoramento espalhadas pelo país, a Bramon fornece dados científicos valiosos à comunidade interessada em entender melhor os mistérios do universo.

O meteoro, do tipo “Fireball”, atingiu seu ápice de luminosidade por volta das 23h49, culminando em uma queda na cidade de Rio do Sul, Santa Catarina. Sua magnitude impressionante de aproximadamente -4.1, comparável à de Vênus, e o curto período de queda, estimado em cerca de 2 segundos, chamaram atenção dos que tiveram o privilégio de testemunhar esse evento celeste.

Embora as quedas de Fireballs não sejam incomuns, elas têm sido menos frequentes nos últimos tempos, tornando cada avistamento uma ocasião ainda mais especial e digna de estudo pela comunidade científica e pelos entusiastas da astronomia.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.