Casos de COVID-19 caem pela metade pela segunda semana consecutiva; confira cronograma de vacinação | O Democrata

A Prefeitura de São Roque divulgou no último domingo, 27, que 6 pacientes estão internados na cidade com sintomas de COVID-19: 3 confirmados com infecção pelo novo coronavírus e 3 suspeitos de terem contraído a doença. Todos estão em tratamento em leitos de enfermaria e três deles são moradores da cidade, sendo atendidos pelo sistema municipal de saúde, na Santa Casa.

Jornal O Democrata tem acompanhado a evolução dos casos da doença semanalmente, somando os boletins diários da prefeitura e comparando a média semanal de casos, internações e óbitos, nos períodos de segunda-feira a domingo, considerando que os dados do final de semana não são computados no mesmo dia e acumulam para a semana seguinte. Buscamos, assim, diminuir distorções e melhorar a qualidade da informação.

No período entre 21 e 27 de fevereiro, foram registrados 82 novos casos da doença, mostrando uma queda drástica no contágio das últimas semanas. A cidade começou o mês de fevereiro com 527 casos na primeira semana, o número reduziu para 348 no período seguinte e na semana passada foram registrados 201 novos casos. A média diária de internações também diminuiu porém em menor proporção, eram 13,57 no primeiro período do mês, contra 7,28 na semana passada e 7 agora.

Infelizmente foram registrados mais dois óbitos nessa semana, totalizando 10 pessoas falecidas no mês que se passou. sete óbitos nos primeiros dias de fevereiro e mais um nesta semana. Uma mulher de 75 anos faleceu no dia 23, na Santa Casa e um homem de 63, que estava internado no Hospital Regional de Sorocaba, não resistiu na segunda-feira, 21. A Prefeitura divulgou o cronograma de vacinação para todas as idades a partir de 5 anos.

Quarta-feira | 2 de março

Na quarta-feira, dia 2 de março, a vacinação é destinada a todos acima de 12 anos. Serão aplicadas a 1ª dose e 2ª dose, para todos que ainda não tenham tomado; a 3ª dose, destinada aos adolescentes de 12 a 17 anos com imunossupressão ou adultos a partir de 18 anos; e a 4ª dose para pessoas imunossuprimidas a partir de 18 anos. A ação acontece das 8h às 15h, no Recanto da Cascata.

Quinta-feira | 3 de março

Na quinta-feira, 3 de março, serão vacinados os mesmos grupos do dia anterior, mantendo também os mesmos horários e local.

Sexta-feira | 4 de março

A sexta-feira será dedicada à vacinação das crianças de 5 a 11 anos, para 1ª e 2ª dose. A ação acontece tanto no Recanto da Cascata, das 8h às 15h, quanto nos postos de saúde dos bairros (Carmo, Canguera, Paisagem Colonial, Villagio Emilia, Maylasky, São João Novo, Vila Nova e Saboó), das 8h às 12h.

Todos os pequenos devem estar acompanhados de um adulto, que precisa apresentar o CPF, cartão SUS e a carteirinha de vacinação da criança, além do comprovante de endereço no nome dos pais ou do tutor legal.

Também não devem ter tomado nenhuma vacina 14 dias antes da imunização contra a covid-19 e recomenda-se que, após a aplicação, eles aguardem 20 minutos no local.

Quem pode se vacinar?

Confira abaixo detalhes sobre a vacinação dos diferentes grupos contra a covid-19, além dos intervalos necessários entre as doses:

• 1ª dose
Todos de 5 anos ou mais

• 2ª dose:
Coronavac – 3 semanas (21 dias) após a 1ª dose
AstraZeneca – 2 meses (56 dias) após a 1ª dose
Pfizer / 18 anos +: 21 dias após a 1ª dose
Pfizer / 12 a 17 anos: 2 meses após a 1ª dose

• 3ª dose
18 anos +: 4 meses após a 2ª dose de qualquer imunizante.
Imunossuprimidos (12 a 17 anos): 2 meses após a 2ª dose
Imunossuprimidos (18 anos +): intervalo de 28 dias.

• Dose de reforço (Janssen)
18 anos +: 2 meses após ter recebido a dose única

• 4ª dose
Imunossuprimidos: intervalo de 4 meses após a 3ª dose.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados