Casos semanais de COVID caem pela metade em São Roque, confira cronograma de vacinação | O Democrata

A Prefeitura de São Roque informou neste domingo, 20, que 6 pacientes estão internados na cidade vom sintomas de COVID-19: 3 confirmados com infecção pelo novo coronavírus e 3 suspeitos de terem contraído a doença. Quatro em tratamento em leitos de enfermaria e 2 estão internados em leitos UTI, sendo que apenas um paciente (morador de São Roque) está sendo atendidos pelo sistema municipal de saúde, na Santa Casa.

O Jornal O Democrata tem acompanhado a evolução dos casos da doença semanalmente, somando os boletins diários da prefeitura e comparando a média semanal de casos, internações e óbitos, nos períodos de segunda-feira a domingo, considerando que os dados do final de semana não são computados no mesmo dia e acumulam para a semana seguinte. Buscamos, assim, diminuir distorções e melhorar a qualidade da informação.

No período entre 14 e 20 de fevereiro, foram registrados 201 novos casos da doença, mostrando claramente uma diminuição do contágio nos últimos dias. Na primeira semana de fevereiro, foram contabilizados 527 e na semana passada 348. A média diária de internações também diminuiu na mesma proporção, eram 13,57 no primeiro período do mês, contra 7,28 agora.

Infelizmente foram registrados sete óbitos nos primeiros dias de fevereiro e mais um nesta semana. Uma mulher de 55 anos que faleceu na segunda-feira no Hospital Regional de Sorocaba, onde estava internada. A Prefeitura divulgou o cronograma de vacinação para todas as idades a partir de 5 anos.

Confira o cronograma de vacinação contra a covid-19

A Prefeitura de São Roque divulga neste sábado o cronograma da vacinação municipal contra a covid-19 que acontece entre os dias 21 a 25 de fevereiro. A vacinação de crianças de 5 a 11 anos (1ª e 2ª dose) acontece na segunda-feira, das 8h as 12h, nos postos de saúde dos bairros, e na terça e sexta-feira no Recanto da Cascata, das 8h às 15h.

Todos os pequenos devem estar acompanhados de um adulto, que precisa apresentar o CPF, cartão SUS e a carteirinha de vacinação da criança, além do comprovante de endereço no nome dos pais ou do tutor legal.

Os meninos e meninas não dever ter tomado nenhuma vacina 14 dias antes de ser imunizada contra a covid-19 e recomenda-se que, após a aplicação, eles aguardem 20 minutos no local.

Vacinação de Adultos

Já a vacinação de adolescente e adultos (12 anos ou +) acontece no Recanto da Cascata, na quarta-feira, das 8h às 21h, e na quinta-feira, das 8h as 15h.

A vacinação de adolescentes e adultos segue sendo direcionada para todos os imunizantes (AstraZeneca, Pfizer, Janssen e Coronavac), sendo que não há mais separação entre a dose procurada (1ª, 2ª, 3ªou 4ª), idade do vacinado (a partir de 12 anos) ou categoria. Ou seja, se você tem 12 anos ou mais e está entre os grupos que estão aptos a se vacinarem, basta ir ao local com os documentos necessários para ser imunizado.

A imunização do grupo nos postos de saúde dos bairros segue conforme agendamento.

Confira quem está apto a ser vacinado

• 1ª dose
Todos de 5 anos ou mais

• 2ª dose:
Coronavac – 3 semanas (21 dias) após a 1ª dose
AstraZeneca – 2 meses (56 dias) após a 1ª dose
Pfizer / 18 anos +: 21 dias após a 1ª dose
Pfizer / 12 a 17 anos: 2 meses após a 1ª dose

• 3ª dose
18 anos +: 4 meses após a 2ª dose de qualquer imunizante.
Imunossuprimidos (12 a 17 anos): 2 meses após a 2ª dose
Imunossuprimidos (18 anos +): intervalo de 28 dias.

• Dose de reforço (Janssen)
18 anos +: 2 meses após ter recebido a dose única

• 4ª dose
Imunossuprimidos: intervalo de 4 meses após a 3ª dose.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados