CBA realiza primeiro simulado virtual de emergência da barragem de Alumínio

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) realizou, na terça-feira (27), o simulado anual de emergência da Barragem do Palmital, em Alumínio. Devido à pandemia da Covid-19 e seguindo as recomendações de distanciamento social da Organização Mundial da Saúde (OMS), o simulado foi reformulado e realizado de forma virtual, por meio de um aplicativo desenvolvido para possibilitar a ação.

O novo formato foi bem avaliado pelo Tenente Tiago Luiz Lourençon, da Defesa Civil do Estado de São Paulo, que esteve em Alumínio para acompanhar o exercício. “O formato foi inovador, bem planejado e executado, e se mostrou eficiente”, destaca. Participaram do treinamento, de forma virtual, 84% das pessoas que fizeram o download do APP. “É fundamental que a comunidade conheça as rotas de fuga e os pontos de encontro para uma eventual necessidade. O aplicativo foi capaz de demonstrar estes pontos sem a necessidade de a população ir às ruas. O novo modelo está alinhado às necessidades deste momento de pandemia e que poderá ser aproveitado em outras regiões”, reforça Lourençon.

Leandro Faria, gerente de Sustentabilidade da CBA, explica que o aplicativo foi adaptado para que as pessoas pudessem fazer todo o deslocamento virtual, sem sair de casa, mas que ele será útil mesmo após a realização do teste. “O aplicativo continuará ativo, funcionando como uma ferramenta de apoio aos moradores em uma eventual necessidade. Por meio dele, a população tem acesso a informações e atualizações importantes que facilitam o percurso pelas rotas de fuga”, comenta.

O exercício teve início às 10h, com o toque das sirenes de aviso de teste. As equipes de CBA acompanharam, nos pontos de encontro, para orientar sobre possíveis dúvidas e garantir que toda a população participasse de forma virtual, evitando, assim, possíveis aglomerações.

Após concluir a simulação, a população foi convidada, pelo app, a avaliar a experiência sob aspectos como a qualidade do som das sirenes e as funcionalidades do sistema, por exemplo.  “O feedback é fundamental para promover melhorias no aplicativo. O próximo passo é aprimorar ainda mais o sistema”, afirma Faria.

Sobre o aplicativo

Desenvolvido especialmente para a CBA, o aplicativo Alerta de Barragem – Alumínio é compatível com celulares do sistema operacional Android e iOS, e está disponível para download nas lojas do Google Play e Apple Store. O funcionamento dos recursos depende da atualização constante do sistema operacional do aparelho e da habilitação do GPS. A ferramenta permanecerá disponível para uso, mesmo após a pandemia, como apoio aos moradores.

Baixe o app por meio dos links:

IOS: http://bit.ly/AppbarragemIOS

Android: http://bit.ly/AppBarragemAndroid