Iniciativa oferece formação cultural e inclusão para jovens de São Roque; vagas remanescentes estão disponíveis

Desde agosto de 2024, o Ponto de Cultura Companhia de Eros, em São Roque, tem se destacado por sua atuação no desenvolvimento cultural da juventude local, por meio de oficinas de iniciação teatral. Com o apoio da Lei Paulo Gustavo e da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o projeto visa promover uma experiência teatral inclusiva e colaborativa, com aulas ministradas por artistas experientes.
Agora, com o ciclo de oficinas chegando ao fim, os alunos se preparam para o tão aguardado exercício cênico, que será realizado em março, na Brasital. O evento, resultado de meses de dedicação, marca a conclusão de uma etapa importante e trará ao público uma prévia do espetáculo final inspirado na obra A Conferência dos Pássaros, de Farid Ud-din Attar.
Oficinas e Desenvolvimento Artístico
As atividades são conduzidas por Lélis Andrade e Daniela Oncala, integrantes da Cia. de Eros. Lélis, responsável pela oficina de composição do corpo e montagem do espetáculo, destaca a singularidade do processo teatral bilíngue, que une a linguagem verbal e a Língua Brasileira de Sinais (Libras), com a colaboração da intérprete Jenny Costa. Ele ressalta que a experiência tem sido transformadora, ampliando a escuta corporal dos participantes e ensinando sobre empatia e inclusão.
Daniela, que ministra a oficina de coro épico e confecção de máscaras, reforça o impacto coletivo das oficinas, que incentivam a reflexão sobre identidade, o outro e as questões sociais que nos cercam.
Vagas Remanescentes
Apesar de estarem em fase final, ainda há vagas para quem deseja participar das oficinas. As aulas acontecem às segundas-feiras, das 15h às 18h, na Brasital, e são abertas para adolescentes e interessados em geral. As inscrições podem ser feitas na Divisão de Cultura de São Roque (Av. Aracaí, 250 – Centro), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, ou pelo e-mail coletivocascaecia09@gmail.com.