
O Departamento de Saúde da Prefeitura Municipal de São Roque deu início, nesta segunda-feira (5), a mais uma estratégia para controle da disseminação do novo coronavírus no Município: a testagem rápida em pessoas assintomáticas.
A ação está sendo realizada em fases.
Nesta primeira, serão avaliados servidores da Administração que prestam atendimento direto à população, inclusive profissionais da Educação em atividades presenciais. A partir de quarta-feira (7), os testes também começam a ser aplicados em pacientes com consultas gerais já agendadas em todos os postos de saúde.
A diretora de Saúde, Daniela Groke, explica que durante a execução do programa a testagem atingirá a população em geral. Destaca que a decisão de fazer por etapas é estratégica, visando melhorar a amostragem e evitar aglomerações ou outras situações que possam facilitar a propagação do coronavírus.
Ela também comenta que, por conta das atuais flexibilizações no Estado, o que leva mais pessoas a manterem contatos diretos, esse momento é ideal para que a testagem em massa atinja o seu propósito.
Os testes têm resultados concluídos em cerca de 15 minutos. Ao registrar caso positivo é prescrito isolamento social ou, se necessário, condução para atendimentos.
Pessoas com sintomas
Para as pessoas sintomáticas, o procedimento continua sendo o mesmo anterior, com atendimento na ala COVID-19 junto à Santa Casa e, nos casos necessários, realização do exame PCR.