O Dia dos Namorados nasceu para aquecer os corações apaixonados e aumentar as vendas do comércio. Enquanto, os Estados Unidos e a Europa celebram o Dia de São Valentim (14 de fevereiro), no Brasil a data é comemorada no dia 12 de junho. A ideia foi do publicitário João Dória (pai do ex-governador de São Paulo) como forma de movimentar o comércio justamente na véspera do dia de Santo Antonio, o santo casamenteiro.
Criado em 1949 com o slogan “não é só com beijos que prova o amor”, o Dia dos Namorados consolidou-se ao longo dos anos até entrar em definitivo no calendário do comércio.
O arquivo centenário do Jornal O Democrata registra esse crescimento com a divulgação de promoções do comércio de São Roque. Em 1955, encontramos um dos primeiros anúncios específicos para o Dia dos Namorados da relojoaria Ferso Joias, de Jonas de Souza.
Durante os anos 50, o comércio de São Roque não se empenhou muito para atingir os corações apaixonados. Em 1959, a papelaria do Jornal O Democrata anunciou que tinha cartões para o Dia dos Namorados, algo que fez sucesso por décadas até perder espaço para as redes socias.
Nas décadas seguintes, a data ganhou cada vez mais espaço com promoções da Associação Comercial e restaurantes passaram a oferecer jantares românticos.





Vander Luiz