Elon Musk responde com ironia a polêmica sobre saudação considerada nazista em comício de apoio a Trump – O Democrata

Elon Musk causou polêmica nesta terça-feira (21) após ser acusado de fazer uma saudação “nazista” durante um comício de apoio a Donald Trump em Washington.

Foto: Reprodução/YouTube

Musk reagiu com ironia, alegando que ataques como “todo mundo é Hitler” estão “desgastados”. O gesto, no qual o empresário bateu no peito e estendeu o braço, gerou interpretações diversas, sendo considerado por alguns como uma saudação “fascista” ou “nazista”. Historiadores especializados, como Claire Aubin e Ruth Ben-Ghiat, associaram o gesto ao “sieg heil”, enquanto outros, como o pastor Brandon Galambos, o defenderam como uma ação bem-humorada.

A polêmica se intensificou devido ao apoio recente de Musk a partidos de extrema-direita. A ADL questionou a interpretação do gesto, enquanto figuras de esquerda, como Alexandria Ocasio-Cortez, criticaram a defesa do gesto. Especialistas sugeriram que o gesto poderia ser um sinal socialmente desajeitado de um homem com síndrome de Asperger.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2025 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.