O penteado faz a cabeça das mulheres e dos homens desde a antiguidade, basta conferir as estátuas gregas e registros do Antigo Egito e Império Romano. O Arquivo Vivo do Jornal O Democrata resgata os desfiles de penteados organizados pela Associação das Senhoras de Rotarianos de São Roque. Na ocasião, o Rotary era presidido pelo professor Osmar de Castro Boccato com a participação sempre efetiva da esposa Durcema Villaça Boccato. Os desfiles foram realizados em São Roque, Alumínio, São João Novo e Ibiúna com apoio de salões de beleza e principalmente da Niasi, uma das maiores empresas de comésticos do país criada, em 1932, no centro de São Paulo pelo imigrante libanês Niasi Melhem Abdo.
O Jornal O Democrata (6 de setembro de 1969) publicou anúncio do evento onde se pode relembrar antigos institutos de beleza e proprietárias: Instituto de Beleza Riza (Riza Fachin Bonando, rua São Paulo, 1.109), Romi (Romilda Garcia de Jesus, rua Santa Quitéria, 29), Helena (Helena Makinose, avenida Tiradentes, 145), Lessa (Cacila Pereira Lessa, rua Enrico Dell’Acqua, 331), Roseli (Roseli Aparecida Moles, rua Sotero de Souza, 345), Art-Bel (Neusa Watanabe, rua Sete de Setembro, 29), Dirce (Dirce Pinto di Carlo, rua Rui Barbosa, 292), Charme (Azélia de Carlos Ferreira, rua Sete de Setembro, 144), Valéria (Valéria Cristina S. Bellasalma, rua Padre Marçal, 308), Rose (Irene Gomes de Souza, av. 3 de Maio, 951. Rose é o nome da filha da cabeleireira; as duas moram em Orlando/Estados Unidos), Joana (Joana Schimidt, rua Padre Marçal, 79), Berenice (Berenice Maturana da Silva, rua Enrico Dell’Aqua, 203), Meire (Meire Viana, rua Sete de Setembro, 151) e Prazeres (Prazeres Cardeal Bianchi, rua Marechal Deodoro, 15).
O evento realizado no São Roque Clube foi abrilhantado pelo conjunto Som Brasil 70 e além dos cosmésticos para cabelos Niasi contou com a decoração da Wella (Marques de Itu, 326 – São Paulo), perucas Antoine, escovas Fidalga, esmaltes, laquês, shampoos e cremes de beleza Yama, linha de produtos Searly, rinsagens Ronetti, produtos de beleza Emy, tinturas L’Oreal, reportagem da Revista Nissei (penteados e modas com redação no Bairro da Liberdade (SP) e tapetes da Alvorada Móveis (Avenida João Pessoa, 204).
Na edição da semana seguinte (13 de setembro 1969) reportagem do evento social “sui-generis” com a renda destinada para a aquisição de máquinas de costura para o novel [aquele que existe há pouco tempo] e também simpático Clube de Mães de São Roque. Cita, inclusive, todos os penteados apresentados. Confira alguns e os criativos nomes: Tropicalista, Casinha, Menina Moça, Brasil 70, Coroa do Império e até títulos de música. “Arrastão” (Vinicius de Moraes e Edu Lobo) vencedora do I Festival da Música Popular Brasileira. Seria baseado no penteado da cantora Elis Regina? E “Roda Viva” (Chico Buarque) terceira colocada no III Festival da Música Popular Brasileira (1967).
“Desfilou em traje nupcial, ostentando belíssima peruca com arranjo de flores a Miss Embaixatriz do Turismo, Sueli Panzzarini, que foi uma das concorrentes do concurso de Rainha da Festa do Vinho de 1969 representando a Quinta do Jubair. A ganhadora foi Maria do Carmo Poccioti (Vinhos Capuzzo).
Em Alumínio (então distrito de Mairinque), o Desfile de Penteados ocorreu na Associação Atlética Alumínio (13 de setembro). No distrito de São João Novo, no Clube 7 de Setembro, em conjunto com o Baile da Primavera. Reuniu manequins dos institutos de beleza de São Paulo, Itapevi, São João Novo e São Roque. O Instituto de Beleza “Conceição Franco”, de São João Novo, também participou. O evento arrecadou dinheiro para a corporação musical de São João Novo e marcaram presença os prefeitos de São Roque (Henrique Luiz Arnóbio) e Itapevi (Osmar de Souza). Em Ibiúna, no Clube Marajó, animado pelo conjunto “Antoninho” (Lins/SP) em benefício do Pronto Socorro. As reservas de convites foram feitas com Durcema Boccato (telefone número 36) e Iza (Ibiúna) ligando para o número 110.
“Prestando homenagem à operosa colônia agrícola de Ibiúna, que tanto colabora para o engrandecimento da cidade presépio, desfilou Adelina Boccato com uma alegoria de camponesa trazendo em uma cestinha de legumes produzidos na região”, registrou O Democrata.
A rainha do Clube Marajó apresentou-se em um belíssimo modelo Daner [Ou seria, Dener? Famoso estilista brasileiro], traje e penteado inspirados em Julieta. O prefeito de Ibiúna, Antonio José Soares, cumprimentou de modo especial a senhora Durcema Villaça Boccato, “que vem realizando meritórias campanhas em prol de entidades beneficentes”.
Vander Luiz