Em 1984, A Corrida de Aleluia abre espaço para a garotada com o Festival Aleluia | O Democrata

A Corrida de Aleluia disputada desde 1938 abriu espaço para as categorias menores a partir de 1984 com a criação do Festival Aleluia. A iniciativa foi do prefeito Mário Luiz Campos de Oliveira que durante o segundo mandato (1983/1988) também criou o Atletismo na Pré-Escola.

O arquivo centenário do Jornal O Democrata registra que em 1984 que estava tudo pronto para a 37ª Corrida de Aleluia e informa que pela primeira vez a Prefeitura de São Roque promoveria provas para as categorias infantis e juvenis no período da manhã. A prova principal continuava sendo no período noturno.

No ano seguinte, o Festival Aleluia também abriu espaço para as categorias veterano e veteraníssimo. As disputas ocorriam nas ruas centrais de São Roque com chegada na Praça da Matriz. As provas mais curtas com largada nas proximidades da Igreja de São Benedito. Outras dando volta pela Rui Barbosa e outra ruas centrais.

Destaque nos primeiros anos do Festival Aleluia para o Esporte Clube Ipiranga, tradicional equipe de futebol de salão da cidade fundada em 21 de abril de 1965, mas que nos anos 80 formou uma equipe de atletismo comanda por Roque Marques e Celso da Silveira Moraes Filho e que reunia meninos e meninas que competiam em várias cidades. O Grêmio União Sanroquense também se destacava nas provas.

O Festival Aleluia chegou a ter classificatórias nos bairros para incentivar o surgimento de novos atletas que selecionados competiam representando a Prefeitura. Depois foi aberta para atletas de outras cidades elevando o nível da competição.

O arquivo centenário do Jornal O Democrata permite resgatar o resultado de várias edições do Festival Aleluia, que também foi disputada na Avenida Bandeirantes e no estádio municipal. Nos últimos anos, o Festival Aleluia deixou ter a disputa por classificação.

Depois de dois anos de pandemia, a Corrida de Aleluia voltará a ser disputada no dia 16 de abril, às 18h. O Festival Aleluia também está de volta, mas desta vez com o nome de Corrida de Aleluinha, às 8h, no estádio municipal, para crianças de 2 a 13 anos, onde todos os participantes ganharão medalhas.

Na coluna desta semana, além da reprodução de edições do Jornal O Democrata também fotos do arquivo pessoal do ex-prefeito Zito Garcia cedidas pelo filho José Carlos Carlos Baroni Garcia (Zé Balaio).

Vander Luiz

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados