Ervas descongestionantes | O Democrata

Você sabe que erva cultivar para ter alívio na congestão nasal, tão comum em tempos secos e frios? Mesmo quem não tem um grande espaço, nos dias de hoje, é possível cultivar em vasos, e em pequenos espaços, algumas ervas que podem acalmar, descongestionar e com isso, melhorar sua qualidade de vida.

A hortelã-pimenta, por exemplo, pode ser um bom coadjuvante nesse caso, pois, têm em sua composição propriedades descongestionantes, anti-inflamatórias e antioxidantes, que auxiliam na remoção do muco e das secreções e ainda pode auxiliar no alívio das inflamações das vias respiratórias. Embora não devam substituir o tratamento médico, os chás são bons para desentupir o nariz naturalmente.

A Hortelã-Pimenta é um híbrido estéril, e não pode ser cultivada a partir de sementes. Ela só pode ser propagada através da obtenção de caules, mudas ou estolhos saudáveis ​​e maduros de uma planta madura, saudável e bem estabelecida.

O chá de endro, preparado com a planta medicinal Aneethun graveolens, é um ótimo remédio caseiro para o nariz entupido, porque possui propriedades expectorantes, ajudando a retirar o muco e as secreções.

Para plantar o endro, você terá que definir o local exato, pois a planta é muito sensível a transplantes. No solo certo, plante as sementes a no máximo 1 centímetro de profundidade. O espaço entre as linhas deve variar entre 20 e 60 centímetros e o espaço entre as plantas pode ser de até 15 centímetros. Ou escolha um vaso com boa profundidade e encha-o com bom substrato, deixando os últimos 5 centímetros com terra mais fofa.

Você já ouviu falar, que chá de tomilho é um excelente descongestionante? Sempre se fala nessa erva para temperar alimentos, porém ela é rica em substâncias anti-inflamatórias e antissépticas, como timol, carvacrol e linalol, com ação expectorante, antibacteriana e antiviral, que ajuda a eliminar as secreções nasais, ao mesmo tempo que ajuda a auxiliar no combate da infecção que está causando o problema.

Assim, este chá além de desentupir o nariz, melhora os sintomas de gripes, resfriados,  alergias ou sinusite, como o excesso de espirros e a coriza. 

Para plantar mudas de tomilho, corte um ramo de pelo menos 8 cm e plante em um vaso pequeno. Faça regas com freqüência, para não deixar o solo secar. Outra opção, é colocar o ramo em um copo com água, até que as raízes aparecerem e, depois, fazer o plantio em local definitivo.

Ingerir bebidas quentes, também ajuda no alívio da congestão nasal. Prepare chás mentolados, como chás de hortelã e sálvia. Além de aliviarem, eles vão manter seu corpo hidratado, o que ajuda a eliminar de vez o muco, e assim, você poderá respirar normalmente.

Para amenizar o problema, você pode tomar alguns cuidados: como evitar o uso de ar-condicionado, manter um umidificador ligado próximo a você, deixar o ar circular bem pelos ambientes, manter-se hidratado bebendo bastante água e hidratar o nariz com soro fisiológico. Além de assoar o nariz corretamente, em vez de puxar os fluidos para dentro.

Sempre que possível consuma alimentos agroecológicos ou orgânicos, pois são alimentos de origem vegetal ou animal provenientes de sistemas que promovem o uso sustentável dos recursos naturais, produzindo alimentos livres de contaminantes, que protegem a biodiversidade e contribuem para a criação de trabalho e ao mesmo tempo, respeitam e aperfeiçoam os saberes e formas de produção tradicionais.

Silvia Hermida – Bióloga e Produtora Rural

Fonte: Stobart, Tom “Ervas, Temperos e Condimentos”. Ed. Zahar.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados