Escolas Municipais de São Roque distribuirão absorventes para alunas que precisarem

Através da reivindicação dos Vereadores Dra. Claudia Pedroso e Paulo Juventude, o Prefeito Guto Issa anunciou na semana passada que a partir do ano que vem, todas as escolas municipais de São Roque disponibilizarão absorventes higiênicos para as alunas que precisarem. Além disso, as escolas também terão algumas propostas educacionais voltadas para a saúde íntima.

Dra. Claudia Pedroso e Paulo Juventude explicam que a distribuição dos absorventes higiênicos se faz necessária, uma vez que ele é comercializado por um valor alto. “A ideia é de garantir para essas estudantes a dignidade íntima feminina, especialmente para aquelas que não possuem condições de comprar o seu próprio absorvente e muitas vezes acabam utilizando outros produtos, podendo acarretar em sérios problemas de saúde”, dizem.

Ainda conforme os Parlamentares, o absorvente higiênico é tributado como sendo produto de beleza e não de higiene, por isso, possui custo elevado para muitas mulheres. “Lamentavelmente, conforme dados da Unicef, uma a cada quatro brasileiras não possuem acesso ao absorvente. Por isso, a iniciativa é tão importante e necessária”, comentam.

Em sua rede social, o Prefeito Guto Issa enfatizou que o principal objetivo da ação é evitar que as alunas deixem de frequentar a escola durante o período menstrual, justamente por não terem acesso ao absorvente higiênico.

+ Anvisa aprova medicamento para tratamento da COVID-19

Cão se perde durante viagem com a família e volta para casa após caminhar 380 km