Falha no E-SUS impede análise da COVID há mais de uma semana

Uma falha no sistema E-SUS Atenção Básica chama atenção na divulgação de casos de COVID-19 há uma semana. O boletim diário, divulgado pela Prefeitura de São Roque, têm registrado somente os casos identificados pelo sistema municipal de saúde. Os dados de laboratórios e hospitais particulares, por exemplo, estão fora da contagem há mais de uma semana, já o sistema nacional também não funciona aos sábados, domingos e feriados. A última vez que os dados foram repassados para São Roque foi na sexta-feira, 04/06.

Nesse contexto, o número de casos registrados na última semana, entre os dias 07/06 e 13/06, foi de 88 pessoas, muito inferior aos 347 do período anterior. Os óbitos, no entanto, apresentaram 3 registros, um a mais que na semana passada. A média de internações também subiu em 10% de 50,14 para 55,29 pacientes por dia, o que indica um quadro de apreensão.

O município conta, neste momento, 32 pessoas internadas em leitos de enfermara e 20 em leitos de UTI. Dos que são atendidos pelo SUS, 20 pacientes são de São Roque e 12 de outros municípios. Desde o início da pandemia, 5200 casos foram registrados e 159 óbitos foram causados em decorrência do novo coronavírus.