Festas de Agosto 2020 não terá festividades e programação religiosa será online

A organização das Festas de Agosto 2020 publicou nas redes sociais na última sexta (10) que as tradicionais Festas de Agosto, que acontecem anualmente em homenagem ao padroeiro e em celebração ao aniversário de São Roque, não terão os tradicionais eventos, que reúnem centenas de pessoas anualmente em São Roque devido às medidas de isolamento social necessárias para o combate ao coronavírus.

Na publicação os organizadores informaram ainda que a festa terá apenas a Programação Religiosa (online) e sem a presença de fiéis. Luiz Marcelo Blanco, um dos festeiros que organizam as Festas deste ano, conversou com o Jornal O Democrata e explicou que a edição de 2020 não foi cancelada, mas será comemorada de uma maneira diferente por conta da pandemia. “Não teremos a parte festiva com shows, barracas, mas a parte religiosa acontecerá normalmente. Teremos adaptações como mandam as normas dos tempos atuais. Nós festeiros acreditamos que apesar da festa não ser como de costume estamos fazendo o melhor, na certeza de que sairemos fortalecidos na fé”.

Com o anúncio do adiamento presencial das celebrações, a organização explicou que apenas seguiram a Diocese de Osasco, o governo municipal e estadual, a fim de resolver a questão juntos. “A Festa envolve um grande números de colaboradores e a população participa em massa. Temos que prevalecer a vida não colocando as pessoas em risco”, explica Luiz.

Um comunicado foi publicado nesta quarta (15) oficializando a programação religiosa e justificando mais uma vez os impedimentos para a realização da festa.

Programação religiosa com transmissão online

A tradicional Novena do Cruzeiro será realizada entre esta sexta, 17, e o dia 25 de julho sempre às 16h. Neste ano, a celebração não será realizada no Morro do Cruzeiro, entretanto, o Santo Terço será meditado na Igreja Matriz, sem a presença dos fiéis e devotos. Haverá transmissão ao vivo pelas redes sociais da Paróquia São Roque.

“Conduzidos pelo nosso Pároco Pe. Daniel Balzan e pelos Festeiros de Agosto 2020, meditaremos o Rosário à luz das palavras do Papa Francisco. A cada tarde, ao final da reza, teremos uma bênção especial”, disse a Paróquia. Confira: Dia 17 – Enfermos e profissionais da saúde; Dia 18 – Casas; Dia 19 – Missionários; Dia 20 – Famílias; Dia 21 – Voluntários; Dia 22 – Jovens

Dia 23 – Festeiros e equipe; Dia 24 – Ex-festeiros; Dia 25 – Devotos.  As missas online acontecem neste domingo (Dia 19):9h e 19h e na Quarta-feira (Dia 22) às19h.

A Novena Diária em Louvor aos Padroeiros acontece de 5 a 13 de agosto; a Solene Missa em honra a Nossa Senhora de Assunção será no dia 15 de agosto; a Solene Missa em honra a São Roque será no dia 16; e a Santa  Missa dedicada aos enfermos no dia 17. Todas com transmissão online.

As tradicionais barracas, shows, entrada dos Carros de Lenha e procissões dos dias 15 e 16 estão canceladas. A organização, porém, disse que “estuda-se a possibilidade de favorecer, de alguma forma, a devoção daqueles que queiram homenagear os padroeiros dentro das exigências legais”.

“Este ano as circunstâncias exigem cautela, responsabilidade e sacrifício. E mesmo sem Festa, a nossa fé católica continuará viva em nossos corações e em nossos lares. Convidamos todos os fiéis e devotos a estarem conectados conosco por meio das nossas redes sociais (Facebook e Instagram). Certamente serão momentos belíssimos de oração e reflexão”, convidam os membros da Paróquia.

Confira a nota completa: