Fórum Municipal de Educação reúne mais de 800 educadores em São Roque – O Democrata

Na última sexta-feira (19), data de nascimento de Paulo Freire, patrono da Educação brasileira, o Conselho Municipal de Educação (CME) promoveu o Fórum Municipal de Educação de São Roque. O evento contou com a participação de mais de 800 educadoras e educadores e recebeu apoio logístico e técnico de servidores da prefeitura, especialmente da equipe da Brasital e do Departamento de Educação e Cultura (DEC).

Foto: Divulgação/Rogério de Souza

As palestras abordaram os temas “Valorização do Trabalho Docente” e “Saúde Mental”, ministradas pelos professores Tatiana Pita e Michel Vicentini. A programação também incluiu apresentações culturais, como a dança da Escola Barão de Piratininga, canções de Débora Leite e Marcos Moreira, além de exposições de artistas e artesãs locais.

Principais pontos debatidos no Fórum

Durante o encontro, o Conselho apresentou e ouviu questões relevantes para a comunidade escolar:

  1. Lei 11.738/2008 (lei de 1/3) – a Comissão de Educação da Câmara comprometeu-se em solicitar o impacto financeiro real da implantação efetiva.
  2. Ocupação da Escola do Futuro (Maylasky) – sugestão de transferir estudantes e servidores da Escola Sítio Alabama para a nova unidade.
  3. Decreto sobre supervisores – indicação de possível ilegalidade da determinação que fixa supervisores em escolas específicas, já que a legislação maior prevê entendimento diferente.
  4. Material didático do Sesi – resultado de pesquisa indicou que professores não desejam a continuidade das apostilas, pois não houve melhora nos índices oficiais de qualidade, há falta de internet nas escolas para utilização do material e o PNLD já fornece gratuitamente livros de qualidade superior.

Outras demandas destacadas

Os participantes também apontaram:

  • falta de clareza na contratação da empresa Maestro para elaborar o novo currículo municipal;
  • ausência de planejamento do DEC para melhorias no ensino;
  • necessidade de acompanhar a implantação do novo Plano Municipal de Educação;
  • falhas na comunicação entre o DEC e os professores;
  • dificuldade na contratação de docentes substitutos devido à retirada de benefícios;
  • falta de critérios objetivos e justos na atribuição de aulas.

Propostas do Conselho

O Conselho sugeriu a criação de um edital que garanta afastamento remunerado a servidores que ingressem em programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado, doutorado e pós-doutorado) na área da Educação.

O presidente da Comissão de Educação da Câmara, vereador Mateus Taraborelli, acompanhou todo o evento e comprometeu-se a analisar e encaminhar as pautas discutidas.

Ao final, o Conselho Municipal de Educação agradeceu o apoio de funcionários municipais e conselheiros, reforçando que o Fórum tem como principal objetivo servir de ferramenta para o fortalecimento da Educação em São Roque.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2025 - O Democrata - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.