Apesar do sol fraco nesta segunda-feira (20), a semana será de frio intenso em todo o estado de São Paulo, conforme os meteorologistas. As baixas temperaturas devem persistir pelo menos até sexta-feira (24).

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a queda nos termômetros é causada pela chegada de uma frente fria associada à umidade proveniente da Amazônia, que também provoca chuva antes da intensificação do frio.
Previsão para a capital paulista
Na capital, esta segunda-feira (20) segue com céu encoberto, chuviscos isolados e baixa amplitude térmica. A mínima é de 11°C e a máxima não deve passar de 17°C.
Na terça-feira (21), a madrugada ainda terá garoa e o sol deve aparecer entre muitas nuvens ao longo do dia. A máxima prevista é de 19°C, com umidade relativa do ar acima de 60%.
O dia mais frio na capital será justamente na terça-feira, com mínima de 10°C, o que representa cerca de 6,5°C abaixo da média para o período.
Mínimas em diversas regiões do estado
Segundo a Defesa Civil, o frio será sentido em todas as regiões paulistas:
- Serra da Mantiqueira: 5°C
- Região Metropolitana: 8°C
- Vale do Ribeira e regiões de São José dos Campos e Itapeva: 9°C
- Regiões de Sorocaba e Campinas: 10°C
- Bauru e Araraquara: 11°C
- Presidente Prudente, Marília, Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca e Ribeirão Preto: 12°C
- Baixada Santista e Litoral Norte: 14°C
Medidas emergenciais
Com as temperaturas abaixo da média, o Governo do Estado de São Paulo ativou o Abrigo Solidário na Estação Pedro II, da Linha 3-Vermelha do Metrô, na noite de domingo (19).
A ação oferece acolhimento emergencial à população em situação de rua, com alimentação, colchões e cobertores, e permanece ativa até a manhã da quarta-feira (22).

