
Que você pode fazer gelos saborizados e usá-los para não deixar suas bebidas aguadas já é de certa forma bem conhecido. É uma forma de ter frutas e ervas para aqueles momentos de relaxamento no convívio familiar e com amigos. Contudo já pensou fazer gelos para serem usados em pratos salgados? Congele a misturinha de manteiga, azeite e ervas e veja seus preparos do dia a dia ficarem mais fáceis, rápidos e gostosos, além de adicionar sabor e praticidade nas suas preparações culinárias.
As frutas podem ser picadas na forma de gelo e depois se complementa com a água ou água de coco ou, ainda você pode bater os dois ingredientes em um liquidificador e congelar. Do mesmo modo, você pode fazer com ervas como hortelã, alecrim, manjericão, limonete.
Depois que os quadradinhos estiverem bem congelados, você pode mantê-los na forma de gelo e ir usando ou guardá-los em um saco plástico próprio para congelador. Você pode usar para cozinhar ou para passar direito no pão. Se for consumi-los frios, use azeite de oliva extra virgem ou manteiga.
Uma das melhores misturas de ervas para cozinhar é a seguinte:

- forma para gelo
- azeite de oliva
- cebolinha picada
- salsinha picada
- alho poró fatiado bem fino
- pimenta dedo de moça picada e sem semente
- alecrim picado ou cortado no meio
- manjericão (rasgue as folhas com a mão)
- Misture todas as ervas e coloque nas bandejas de cubos de gelo até encher cerca de 2/3 do volume disponível.
- Derrame azeite de oliva ou manteiga derretida sem sal sobre as ervas. Você pode chegar perto da borda, porque o azeite não expande muito quando congelado.
- Cubra com filme plástico e leve para o congelador.
- Depois que estiverem congelados, remova os cubos e armazene em recipientes ou sacos pequenos específicos para congelamento.
Se você preferir outras ervas, e quiser acrescentar ervas secas fique à vontade. O sabor que agrada o seu paladar é o melhor para você.
Você também pode congelar as flores comestíveis para decorar seus drinks no verão. A decoração fica linda e as flores são deliciosas. A decoração de gelo não serve apenas para dar um colorido nas suas preparações, mas também para dar mais sabor e aroma às bebidas. Um chá de hibisco com gelo de flores comestíveis além de gostoso, terá agregado as propriedades nutricionais das flores.
Para fazer seu gelo com flores comestíveis, exigem duas etapas de congelamento:
- Encha ¼ da bandeja de gelo com água e coloque as flores voltadas para baixo
- Leve ao congelador e aguarde até congelar
- Após estarem congeladas, complete as forminhas até o topo com água e volte para congelar novamente.
Procure usar flores comestíveis como amores-perfeitos, capuchinhas, flor de abóbora, rosa, dentre outras.

Essa dica dos gelos saborizados também auxilia você quando está com frutas ou ervas que estão chegando próximo ao prazo de validade. Processando-as dessa forma, você não irá desperdiçar e ainda terá como reutilizar de outra forma.
Sempre que possível consuma alimentos agroecológicos ou orgânicos, pois são alimentos de origem vegetal ou animal provenientes de sistemas que promovem o uso sustentável dos recursos naturais, produzindo alimentos livres de contaminantes, que protegem a biodiversidade e contribuem para a criação de trabalho e ao mesmo tempo, respeitam e aperfeiçoam os saberes e formas de produção tradicionais.
Silvia Hermida – Produtora Rural e Escritora
Fonte: https://blog.plantei.com.br/flores-comestiveis-quais-sao-como-ingerir-e-onde-comprar/